Depois de enfrentar forte retração de investimentos, tanto públicos quanto privados, o 8º Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba conseguiu afinal montar sua programação para este ano, contando com o suporte do Fundo Nacional de Cultura do MinC e de outros apoiadores.
O evento, apesar das dificuldades, vai oferecer ao público da capital mostra competitiva de curtas metragens, mostra não competitiva de longas, mostra universitária de vídeos, oficinas, palestras, debates e o projeto social ''A Escola Vai ao Cinema''.
Entre os temas das discussões que o festival pretende provocar até o dia 11 estão as relações entre governo, iniciativa privada e produtores na busca do enfoque social do produto cinematográfico brasileiro.
Leia mais:
Através do Cinemaverso: confira as estreias de junho nas telonas
Marvel Studios libera novo trailer de "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania"
The Weeknd libera música para trilha de sonora de "Avatar: O Caminho da Água"
Confira o novo trailer de "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso"
A abertura em praça pública ocorre no sábado, 06 de novembro, às sete da noite, na Boca Maldita, com a exibição do curta metragem paranaense ''Vovó Vai ao Supermercado'', que este ano deu a Lala Schneider o Kikito de melhor atriz da categoria no Festival de Gramado.
A cerimônia oficial começa em seguida no Teatro HSBC. Às 21 horas, ''Filme de Amor'', mais recente e premiado longa de Julio Bressane, abre a mostra informativa de longas brasileiros.
Os demais longas convidados são ''Diários de Motocicleta'', de Walter Salles, ''Garrincha, Uma Estrela Solitária'', de Milton Alencar Jr., ''Como Fazer um Filme de Amor", de José Roberto Torero, ''Filhas do Vento'', de Joel Zito Araújo e ''Lost Zweig'', de Silvio Back, encerrando o festival.
Seis oficinas integram a programação. Os jornalistas Luiz Zanin Oricchio e Maria do Rosário Caetano vão abordar a crítica especializada; a atriz Leona Cavalli vai falar sobre preparação de atores; câmera digital será o tema de Eduardo Coelho; o cineasta paranaense Fernando Severo abordará a montagem em ilha de edição não-linear; Said Assal programou estudos sobre direção de arte e Celso Kava vai revelar segredos da direção de fotografia.
O curta metragem ''Saudade'', realizado em Londrina com produção de Caio Cesaro e direção de Sergio Concilio e Vera Senise, é um dos 33 concorrentes na mostra de curtas metragens em 35 e 16mm.
O grande homenageado desta oitava edição do Festival de Curitiba é o cineasta Lima Barreto, diretor de ''O Cangaceiro'' e de outros sucessos do cinema brasileiro.
Programação da Mostra Oficial:
06 de novembro, sábado
20h - Cerimônia de Abertura e Exibição do roteiro premiado no festival de 2002 "Vovó Vai ao Supermercado" – Valdemir Milani (PR) - 20' "Cartas da Mãe" - Fernando Kinas (PR) - 25'
21h - Filme de Amor de Julio Bressane (RJ) - 116'
07 de novembro, domingo
21h - "Paisagens de Menino" de Fernando Severo (PR) - 25' "Diários de Motocicleta" de Walter Salles (RJ) - 128'
08 de novembro, segunda-feira
21h - "Garrinha Uma Estrela Solitária" de Milton de Alencar Junior (RJ) - 110'
09 de novembro, terça-feira
21h - "Como Fazer um Filme de Amor" de José Roberto Torero (RJ) - 84'
10 de novembro, quarta-feira
21h - " Filhas do Vento" de Joel Zito Araújo (RJ) - 85'
11 de novembro, quinta-feira
21h - Cerimônia de Encerramento e Entrega de Troféus e Premiações
Local: Teatro HSBC