Lançamentos

27 curtas concorrem na 9ª Mostra Londrina de Cinema

17 out 2007 às 17:25

A Mostra Londrina de Cinema selecionou 27 curtas-metragens para sua nona edição, que será realizada entre 1º e 9 de novembro. Desse lote, 20 filmes concorrem na Competitiva Nacional, enquanto sete curtas disputam a Competitiva Londrinense.

Na Competitiva Nacional foram inscritos cerca de 320 filmes, o dobro do número de inscritos em 2006. Os 20 filmes selecionados representam oito estados brasileiros - São Paulo (5 títulos), Rio de Janeiro (5), Minas Gerais (3), Ceará (2), Bahia (2), Pernambuco (1), Santa Catarina (1) e Paraná (1). O melhor curta (júri oficial) receberá um prêmio de R$ 5 mil.


Já na Competitiva Londrinense, foram inscritos mais de 30 trabalhos (em 2006 foram cerca de 20 filmes). Esse segmento foi criado em 2003, na 5ª Mostra, com o objetivo de mapear e estimular a produção local. Neste ano, além dos troféus Udihara (melhor filme júri oficial, melhor filme público, direção, roteiro e fotografia), haverá novamente o prêmio de R$ 500,00 (melhor filme júri oficial).


''A Mostra cresceu bastante com o patrocínio da Petrobrás, que permitiu que ampliássemos a programação e o valor do prêmio. Outra novidade é que pela primeira vez não separamos os filmes por suportes de produção. Agora, os curtas digitais e os rodados em película concorrem pelo mesmo prêmio, sem divisão de bitola como nos anos anteriores. Essa mudança tem sido adotada pelos festivais'', explica Rodrigo Grota, um dos organizadores.


A Comissão de Seleção deste ano foi formada pelo diretor de fotografia Anderson Craveiro, pelo roteirista Artur Ianckievicz, e pelo produtor Bruno Gehring, todos da Kinoarte. De acordo com os organizadores, a programação completa do evento será divulgada na próxima semana. Eles adiantam, porém, que serão exibidos mais de 75 filmes em quase 30 pontos da cidade.


Entre os longas cogitados está a versão restaurada de ''O Bandido da Luz Vermelha'' (1968), de Rogério Sganzerla. As sessões competitivas de curtas serão realizadas entre 1º e 4 de novembro, no Cine Com-Tour UEL, com entrada franca. A sessão de abertura da Mostra contará com a exibição do filme londrinense ''Satori Uso'', produção da Kinoarte que recebeu três prêmios no 35º Festival de Cinema de Gramado.


A 9ª Mostra Londrina de Cinema é uma realização da Kinoarte (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina), com patrocínio da Petrobrá (via Lei Rouanet) e da Prefeitura de Londrina (via Promic), além do apoio cultural da Plaenge, Grupo Paulo Pimentel, Divisão de Cinema e Vídeo da Casa de Cultura da UEL, CDPH/UEL, site Curta o Curta, revista Contracampo, Restaurante La Francines, Don Giovanni Bar e Petiscaria, Tecway, Cedro Hotel, Avec e Kinopus.


FILMES SELECIONADOS


Competitiva nacional:


"Alphaville 2007 D.C." (SP, 16 min), de Paulo Caruso
"Doce Amargo Infinito" (CE, 15 min), de Cássio Araújo
"Esconde-Esconde" (RJ, 14 min), de Álvaro Furloni
"Éternau" (SC, 20 min), de Gustavo Jahn
"Icarus" (SP, 11 min), de Victor Hugo-Borges
"Ismar" (RJ, 12 min), de Gustavo Beck
"Material Bruto" (MG, 15 min), de Ricardo Alves Junior
"Moradores do 304" (MG, 15 min), de Leonardo Cata Preta
"Noite de Sexta, Manhã de Sábado" (PE, 15 min), de Kleber Mendonça Filho
"Outubro" (PR, 15 min), de Murilo Hauser
"Paradoxo da Espera do Ônibus" (RJ, 3 min), de Christian Caselli
"Paralelos" (BA, 15 min), de Alexandre Basso
"Piruetas" (BA, 14 min), de Haroldo Borges
"Pugile" (SP, 20 min), de Danilo Solferini
"Um Ramo" (SP, 15 min), de Juliana Rojas e Marco Dutra
"Saliva" (SP, 15 min), de Esmir Filho
"Sete Minutos" (RJ, 7 min), de Cavi Borges, Júlio Pecly e Paulo Silva
"Silêncio" (MG, 17 min), de Sérgio Borges
"Transtorno" (RJ, 10 min), de Fernanda Teixeira
"Vida Maria" (CE, 8 min), de Marcio Ramos


competitiva londrinense:

"O Brilho do Café" (9 min), de Daniel Choma
"Crazy Town" (6 min), de Jobert Castro
"Emílio em... Olvidos" (6 min), de Aline Benites, Bruno Marques, Carolina Spisla, Daniel Martins, Erich George, Fenanda Castello Branco, Rafael Mattos, Thiago Rizzardi e Victor Gote
"E ser feliz, serve de quê" (18 min), de Renan Salvetti
"Mesmo os Elefantes nas Grossas Patas são Extremamente Sensíveis" (6 min), de Luiz Carlos Zabel
"Patologia da Balbúrdia" (6 min), de Felipe Augusto Almeida de Oliveira
"Re(de)genere" (8 min), de Gabriela Canale, Guilherme Baracat e Regina Egger


Continue lendo