Sem distinção de idade, ''Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais'' é uma curtição exemplar. Esta animação de alto nível foi criada pelo mesmo pessoal e com a mesma técnica ''stop-and-motion'' de '' A Fuga das Galinhas'', agora ainda mais sofisticada.
Desta vez os personagens são o humano Wallace e o cão Gromit, amigos e inseparáveis desde que surgiram em 1989, num curta-metragem que o diretor e pai da dupla, Nick Park, realizou para sua graduação. Dezesseis anos e várias outras aventuras depois, os personagens ganharam o primeiro longa-metragem.
A trama. Wallace e seu leal cão Gromit são razoavelmente bem-sucedidos em sua nova empresa de controle de pragas, a ''Anti Pesto''. Mas agora eles têm que descobrir que mistério cerca a sabotagem que está infestando de pragas as hortas das redondezas, ameaçando a anual Competição dos Vegetais Gigantes.
Leia mais:
Das estrelas ao fundo do mar: confira as estreias nas telonas neste mês de maio
Trailer de nova animação Disney traz Buzz Lightyear com a voz de Marcos Mion
Filme Kingsman 2 - O Círculo Dourado tenta repetir sucesso
Nova série do Star Trek mostra a luta pela paz no mundo
Há uma terrível besta à solta e há um vilão, Victor Quatermaine, que se faz passar por herói para envolver afetivamente Lady Tottington.
''A Batalha dos Vegetais'' levou cinco anos para ficar pronto, e isso se explica pela afeição detalhista que acomete o realizador Nick Park e equipe durante o processo de criação, característica que, aliada ao talento e à inventividade, já resultou em três prêmios da Academia de Hollywood.
A dupla de personagens, que não tem grande fã-clube brasileiro porque sua circulação televisiva sempre foi discreta, é das mais simpáticas. Wallace continua louco por queijo, mas Gromit se preocupa com a saúde do amigo, esconde o alimento e providencia dietas.
Embora Gromit não fale (afinal é um cão!), ele é capaz de fazer quase tudo. E são sempre muito engraçados, excêntricos e surpreendentes quando protagonizam gags visuais. E, é claro, o coração de qualquer história com Wallace e Gromit está na força da relação ancestral homem/cão.
As crianças podem se preparar para delícias permanentes, mas Park & colaboradores incluíram um bom número de momentos sugestivos que acrescentam irrecusável apelo aos adultos. Há suficiente ambientação e humor de primeira para manter a todos muito entretidos e ao final querendo mais.