O que é isso? Filme de cowboy para criança? Um guarda do império chinês, cowboys no faroeste, tribos de índio norte-americanas? Se você tiver mais de 14 anos, não espere grande coisa de Bater ou Correr. Mas se você é fã de caretas, piadas de cuspe e morre de rir ao ver dois canastrões bêbados, vá em frente.
O guarda imperial da China Chon Wang (Jackie Chan, de A Hora do Rush) - o herói que protagoniza esta história - resolve se juntar aos soldados que partem em missão para resgatar a pricesa Pei Pei, seqüestrada da Cidade Proibida e levada para os EUA. Na bagagem, levam um baú cheio de ouro. Durante a viagem, o trem onde estão é assaltado por uma gangue de ladrões atrapalhados. O bandidão-mor do bando mata o tio de Jackie, que para se vingar encara uma perseguição. Por sorte, ele acaba se envolvendo com Roy (Owen Wilson, de Armaggedon), um ladrão canastrão. Juntos, passam por situações engraçadas. Roy tenta ensinar ao chinês como ser cowboy. Os dois se metem em brigas e descobrem ser grandes amigos.
A história é cheia de furos. Lembra do tio do Jackie, assassinado no início do filme? Pois é, o herói esquece de se vingar. O velhinho morre no meio de um vagão de trem cheio de gente e o sobrinho nem aí! O diretor iniciante Tom Drey esqueceu deste detalhe. Aliás, não só deste. Sem demonstrar nenhum sentimento de culpa, a princesa não quer mais voltar para sua terra natal e coloca fogo no decreto do governo chinês. Pei Pei justifica dizendo que precisa cuidar do povo dela que está vivendo como escravo nos Estados Unidos. Como essa gente toda foi parar na terra do Tio Sam? E como e por que será que o seqüestrador traiu o imperador da China? Os roteiristas Miles Millar e Alfred Gough, que também não têm lá muita expêriencia no assunto, deixaram sem resposta.
Leia mais:
Das estrelas ao fundo do mar: confira as estreias nas telonas neste mês de maio
Trailer de nova animação Disney traz Buzz Lightyear com a voz de Marcos Mion
Filme Kingsman 2 - O Círculo Dourado tenta repetir sucesso
Nova série do Star Trek mostra a luta pela paz no mundo
O cômico fica por conta de Jackie Chan - e suas caretas - e do cavalo dele, um eqüino com complexo de cachorro. Até porre o coitado do bicho toma. A mocinha do filme, como sempre, é uma bobona cheia de virtudes, indefesa e ingênua. Fugiu da China para não casar com um chinês "cara de sapo".
Bater ou Correr é um daqueles filmes que pretende dar lições de amizade, bondade e companheirismo. Mas subestima a inteligência do público, achando que as crianças não são capazes de notar grandes falhas na história. As piadas são capazes de fazê-las rir. E é só!