Nesta sexta-feira (22), estreia nos cinemas o filme documental "Santo Marcos", que conta a história do ídolo Marcos, como goleiro do Palmeiras e da Seleção Brasileira. Em Londrina, o filme produzido pela Contém Conteúdo entra em cartaz nas salas da rede Cinesystem, no Londrina Norte Shopping, com sessões às 18h15 e 20h.
Assista ao trailer:
O FILME
Leia mais:
Das estrelas ao fundo do mar: confira as estreias nas telonas neste mês de maio
Trailer de nova animação Disney traz Buzz Lightyear com a voz de Marcos Mion
Filme Kingsman 2 - O Círculo Dourado tenta repetir sucesso
Nova série do Star Trek mostra a luta pela paz no mundo
Gravado em 2012 e 2013, "Santo Marcos" narra a trajetória de um dos maiores goleiros da história do Palmeiras, desde a infância em Oriente (SP) e início da carreira em Lençóis Paulista (SP), passando por seu primeiro jogo oficial com a camisa do clube alviverde em 1996 e a conquista dos títulos que o consagraram: Libertadores de 1999 e a Copa do Mundo de 2002, pela Seleção Brasileira. "Parece coisa de cinema, de ficção, mas é tudo verdade", comenta o jornalista esportivo Mauro Beting sobre a carreira de "São Marcos".
"Dificilmente existiu ou existirá um jogador que seja adorado não só pela torcida do Palmeiras, mas por todas as torcidas do Brasil. O carisma do Marcos é algo impressionante e comprovamos isso com as mais de 50 entrevistas que fizemos para o documentário. O papel da família na construção da personalidade do Marcão ficou muito claro nas conversas que tivemos, principalmente com a sua mãe", comenta Thiago Di Fiore, um dos diretores do filme e da Contém Conteúdo.
Na narrativa, Dona Antônia, mãe de Marcos, conta que apesar do sucesso do filho, o histórico de lesões e a responsabilidade da posição de goleiro sempre foram motivo de preocupação: "Pensa que é fácil ser mãe de goleiro? Antes de cada jogo, sempre fazia uma oração para que tudo corresse bem e anotava num papel. Tenho mais de 500 orações guardadas aqui em casa!". Lucca, filho do ídolo, brinca que o próprio ex-jogador pedia a ele para não seguir os passos do pai: "Quando eu era pequeno e brincava de bola com ele, sempre me dizia "Com a mão não filho, futebol é com o pé!".
"Eu teria feito muito mais gols se não fosse o tanto de defesas que o Marcos fez nos meus chutes, ele sempre estava bem posicionado", relembra Romário, craque brasileiro campeão mundial em 1994, com mais de 1.000 gols na carreira, exaltando a dificuldade de enfrentar um jogador com tanta explosão e inteligência em campo. Vampeta, companheiro de Seleção Brasileira em 2002 e adversário, também comenta a pressão exercida por Marcos nos adversários: "Na hora de bater um pênalti contra o Marcão, parece que o gol ficava menor e ele ficava gigante!".
O filme também conta com depoimentos de companheiros e adversários de Marcos ao longo da carreira, como Ronaldo, Neymar, Cafu e Marcelinho Carioca; treinadores que acompanharam o craque, como Felipão, Luxemburgo e Carlos Pracidelli (treinador de goleiros), além de ídolos palmeirenses, como Oberdan Cattani, Ademir da Guia e Edmundo. Também contam suas histórias a família do ex-goleiro, torcedores e grandes nomes do jornalismo esportivo, como Mauro Beting, Milton Neves, Wanderley Nogueira, Paulo Vinícius Coelho e Milton Leite.
A partir do dia 10 de dezembro, o DVD estará disponível nas lojas de todo o Brasil. A pré-venda já está sendo feita pela rede Saraiva.