A capital italiana sob a ótica de um de seus mais ilustres habitantes e as particularidades de uma família do interior do Maranhão são os filmes da terceira semana do ciclo "Urbanidades" do Kinoclube, o cineclube promovido pela Kinoarte (instituto de Cinema de Londrina). A sessão desta quinta-feira, dia 22, começa às 20h na Vila Cultural Kinoarte, e a entrada é gratuita.
No Interior da Minha Mãe
O estudante Lucas Sá saiu do Maranhão para aprender cinema em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Em uma de suas viagens de férias, ele registrou com muito bom humor e veracidade a pitoresca intimidade de sua família, resultando em um curta que não procura documentar uma cidade ou uma família, mas fragmentos de um modo de ser. O cinema como forma de estar junto. "No Interior da Minha Mãe" foi exibido no Festival Kinoarte – 16ª Edição Londrina em 2013. Em março deste ano, o curta ganhou o troféu Filme Livre, na Mostra do Filme Livre, no Rio de Janeiro.
Leia mais:
Das estrelas ao fundo do mar: confira as estreias nas telonas neste mês de maio
Trailer de nova animação Disney traz Buzz Lightyear com a voz de Marcos Mion
Filme Kingsman 2 - O Círculo Dourado tenta repetir sucesso
Nova série do Star Trek mostra a luta pela paz no mundo
Roma de Fellini
Embora tenha nascido em Rimini, Fellini utilizou Roma como pano de fundo para alguns de seus mais pessoais filmes, como "Os Boas-Vidas" (1953) e "A Doce Vida" (1960). Em "Roma de Fellini" (1972), o diretor conjuga, como sempre, dados biográficos com elementos de documentário para tratar de suas impressões sobre a cidade em três narrativas que se cruzam e sobrepõem presente e passado, realidade e mito: a imagem de Roma a partir das memórias de um jovem estudante na sala de aula e na sala de cinema; Roma nos anos 40, antes da Segunda Guerra Mundial, quando chega à cidade o jovem Fellini; e Roma na década de1970, quando Fellini realiza um documentário sobre a Cidade Eterna enquanto é repreendido por estudantes que o atacam porque seus filmes não se destinam a resolver problemas sociais. O longa é um "tributo-colagem" à cidade de Roma e de como ela é vista pelos turistas, pelos recém-chegados, pelos que nela habitam e, sobretudo, pela equipe de filmagem. Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1973.
Serviço:
Kinoclube Urbanidades – "Roma de Fellini", de Federico Fellini e "No Interior da Minha Mãe", de Lucas Sá
22 de maio - quinta feira
20h
Vila Cultural Kinoarte – Av Prefeito Faria Lima, 1399
Entrada Gratuita