Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pelo domínio da galáxia

Rodrigo Juste Duarte
27 jun 2002 às 17:24

Compartilhar notícia

Jango Fett: a "matriz" para produzir o exército de soldados clones - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Nem a estréia da versão cinematográfica de "Homem-Aranha" foi tão aguardada quanto o episódio 2 da série "Star Wars", obra máxima do diretor George Lucas. "O Ataque dos Clones" está sendo considerado como um dos mais eletrizantes episódios da série. Muitas são as razões. Só para citar uma delas, neste filme o jovem Anakim Skywalker envolve-se amorosamente com a rainha Padmé Amidala, do planeta Naboo, que dará à luz o casal de gêmeos Luke Skywalker e Leia, os protagonistas de "Star Wars" (o episódio 4), que estourou nas bilheterias dos cinemas em 1977.
De "Episódio 1 - A Ameaça Fantasma" para "Episódio 2 - Ataque dos Clones" passaram-se 10 anos. Se no primeiro filme, o mestre Jedi Yoda sentia que a força estava presente de uma forma estranha em Anakim Skywalker quando menino, no atual episódio ele mostra-se um guerreiro adolescente de sangue quente. Após ocorrer uma tragédia, o jovem torna-se sombrio e amargurado, o que facilita seu caminho para o lado negro da força. No próximo episódio (o último da saga) ele se tornará Darth Vader.
No lugar do inexpressivo ator-mirim Jake Lloid, Anakim agora é interpretado por Hayden Christensen, um ilustre desconhecido que teve como grande êxito até o momento uma indicação ao Globo de Ouro por sua atuação no drama "Life As a House", ainda inédito no Brasil. Também bastante jovem é seu mestre Obi-wan Kenobi, interpretado por Ewan McGregor (de "Trainspotting", "Cova Rasa" e "Moulin Rouge"), mas nesta história o galã apresenta a aparência de um guerreiro sábio e poderoso - um autêntico mestre.
Exército imbatível
Os clones, que tanto chamam a atenção no título do filme são um exército criado sob ordem do Chanceler Supremo da República, Palpatine. Guardem este nome, pois o personagem é peça-chave para se entender as conexões políticas entre os três primeiros episódios e os três últimos. No Episódio 1, ele surgia como senador do planeta Naboo e manifestava ambição por poder. No novo episódio ele induz as pessoas que lhe estão próximas a criar um exército para a República. Seus soldados são criados a partir do DNA de Jango Fett, um dos mercenários mais perigosos da galáxia.
Este exército lutará pelo domínio da galáxia em uma guerra que parece infindável (afinal, são produzidos quantos clones forem necessários para ganhar a guerra). Jango Fett adota um de seus clones, que é criado como se fosse seu filho: Boba Fett, que apareceu nos episódios 5 e 6 e conquistou milhões de fãs no mundo afora, apesar de aparecer muito pouco nos dois fimes.
As peças começam a se encaixar
A guerra dos clones é o início do desmantelamento da República para o surgimento do Império. Se no Episódio 1, o público ficou cansado com a ênfase ao lado político da trama, em "Ataque dos Clones" toda aquela enrolação se explica. As previsões indicam que no Episódio 3, Palpatine dará um golpe de estado, já que no episódio 4 ele é o senhor supremo do Império e governa a galáxia com mão de ferro.
Deslizes do filme anterior estão sendo corrigidos nesta seqüência. O insuportável personagem Jar Jar Binks, por exemplo, aparece por poucos minutos em uma ponta e (pasmem!) desempenha papel importantíssimo no filme. Lucas o colocou no episódio 1 porque precisava de um personagem bobo para agradar as crianças. Já que o andróide C3PO não aparecia (ele está de volta no novo filme), criou-se Jar Jar Binks.
Dois grandes trunfos de "Episódio 2" com toda certeza são as batalhas travadas nas cenas finais. Em toda a série era sabido que Yoda é um dos mais poderosos Jedis. No entanto, o baixinho verde nunca foi visto em ação. No episódio 2 ele finalmente põe a mão na massa (ou melhor, no sabre de luz) e trava um duelo com o Conde Dookan (Christopher Lee), um ex-Jedi que abandonou a ordem para ser líder dos separatistas da República. Mas a melhor luta da filme é entre Obi-Wan Kenobi e Jango Fett.
Fãs põem a imaginação para funcionar
Depois de assistir a "Ataque dos Clones", uma legião de aficcionados pela série começaram a cogitar o que aconteceria no Episódio 3. Uma constatação óbvia é que Anakim Skywalker torna-se Darth Vader. Imagina-se que ele vá perseguir e destruir todos os Jedis, como já foi dito nos episódios finais. Mas nada é certo, já que George Lucas não costuma seguir à risca os quadrinhos e livros da série. As respostas para todas as dúvidas restantes serão esclarecidas quando o último filme da série chegar às telas, em 2005, pondo fim à saga.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo