Do cineasta Spike Jonze e do roteirista Charlie Kaufman, dupla responsável pelo super elogiado "Quero Ser John Malkovich", surge "Adaptação", uma comédia excêntrica e nada convencional sobre um escritor que, por puro desespero, decide incluir-se no roteiro de um livro que ele tenta adaptar com muita dificuldade para um roteiro de cinema. Trata-se de uma idéia genial, até a hora em que a realidade e a ficção começam a se confundir das mais inesperadas maneiras.
Apesar do sucesso da produção de seu primeiro roteiro, "Quero Ser John Malkovich", pelo qual ele recebeu uma indicação ao último Oscar, na categoria melhor roteiro original, Charlie Kaufman (Nicolas Cage) está carregado de inseguranças, tanto em sua profissão quanto na vida pessoal. Quando ele é contratado para adaptar "The Orchid Thief", um livro de não-ficção sobre um fanático reprodutor de orquídeas, John Laroche (Chris Cooper), ele fica totalmente embaraçado. Enquanto, aparentemente, o livro fala sobre as aventuras de Laroche roubando flores no parque dos Everglades, na Flórida, em uma outra dimensão a obra também explora o desejo de todos nós de viver a experiência da paixão. Tal ânsia toma conta da autora do livro, Susan Orlean (Meryl Streep) e, Charlie percebe que a ele também.
O irmão gêmeo de Charlie, Donald Kaufman (também interpretado por Nicolas Cage), só faz piorar a situação quando ele vai morar com Charlie e anuncia que também decidiu virar roteirista. Enquanto Charlie luta contra um severo bloqueio de inspiração, Donald alegremente escreve um roteiro sobre um assassino em série que sofre de múltipla personalidade. O roteiro de Donald é rapidamente vendido, o transformando no escritor "mais quente" da cidade. Como se não bastasse, Donald é um cara sortudo com as mulheres, enquanto Charlie, por sua vez, fica sempre a ver navios.
Leia mais:
Das estrelas ao fundo do mar: confira as estreias nas telonas neste mês de maio
Trailer de nova animação Disney traz Buzz Lightyear com a voz de Marcos Mion
Filme Kingsman 2 - O Círculo Dourado tenta repetir sucesso
Nova série do Star Trek mostra a luta pela paz no mundo
Então, um dia, desperta em Charlie uma última dose de inspiração. Ele usará o seu próprio dilema como estrutura para o roteiro sobre Laroche e Orlean. Mas, conforme as palavras começam a surgir, e a história a fluir, Charlie inadvertidamente coloca em curso uma cadeia de eventos que irão influenciar as vidas de todos os personagens.
O filme é dirigido por Spike Jonze, um dos mais criativos e jovens diretores de Hollywood. "Adaptação" é apenas o segundo longa metragem deste talentoso cineasta que começou a ter seu nome consagrado a partir de meados dos anos 90, quando foi revelado ao mundo como um dos melhores diretores de videoclipes da história. Entre seus clipes mais conhecidos estão "Sabotage", dos Beastie Boys; "Elektrobank", dos Chemical Brothers (estrelado por sua esposa, Sophia Coppola); "Praise You", de Fatboy Slim, e "Buddy Holly" e "Undone: The Sweater Song", ambos do Weezer.