O projeto Estação Londrina, coordenado por Frederico Fernandes, professor associado do
Departamento de Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL), terá sua segunda edição nesta quarta, (8), a partir das 19h30, com a exibição do documentário Ouro Verde, Memórias da Cidade do Café (2015, 46 min), filme dirigido pelo jornalista londrinense Fábio Cavazotti. Logo após a sessão haverá um bate-papo informal com o realizador sobre o filme.
Sobre o filme
Rodado em 2015, o documentário conta a história do café, e por meio dela, a própria história da criação e crescimento de Londrina e diversas cidades da região. Além de entrevistas com mais de 20 personagens e especialistas em café, o projeto conta com resgate de fotos históricas e imagens raras dos primeiros anos da cidade, registradas pela própria Companhia de Terras
Norte do Paraná. "Com isso, o filme propicia ao espectador um mergulho nas primeiras décadas de nossa história, mostrando diversas influências que o café deixou em nossa sociedade atual", explica Cavazotti.
O documentário teve produção da Filmes do Leste e patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e traz em sua equipe alguns nomes importantes da produção local: Bruno Gehring (produção), Rodrigo Grota (roteiro), Guilherme Gerais (fotografia), Felipe Augusto (arte), Roberta Takamatsu (pesquisa), Lucas Baptista (trilha sonora), Bruno Bergamo (som direto) e Flávia Fodra (edição).
Leia mais:
Das estrelas ao fundo do mar: confira as estreias nas telonas neste mês de maio
Trailer de nova animação Disney traz Buzz Lightyear com a voz de Marcos Mion
Filme Kingsman 2 - O Círculo Dourado tenta repetir sucesso
Nova série do Star Trek mostra a luta pela paz no mundo
Essa será a 11ª primeira exibição do filme, que já contou com sessões em Londrina e em Rolândia. Mais de 1200 espectadores já assistiram ao documentário, que pode ser adquirido em DVD logo após essas sessões. Em breve o filme deve ser exibido em Cambé e Ibiporã.
Sobre o diretor
Nascido em Londrina a 20 de março de 1974, Fábio Cavazotti e Silva se formou em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina em 2000. Desde então passou por diversos órgãos da imprensa local e regional, como Folha de Londrina, Rádio CBN e jornal O Diário do Norte do Paraná (em Maringá). Pela UEL, especializou-se em Filosofia Política, e pela Universidade
Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Educação e Gestão Ambiental. Em 2013, dirigiu um documentário de 10 minutos sobre a história ambiental do norte do Paraná que está em exibição no Jardim Botânico de Londrina. Também é diretor do documentário Ilha Mutum, a história dos pescadores sem rio, com lançamento em breve em Londrina.
Estação Londrina
Formado por professores e estudantes da UEL, o projeto Estação Londrina tem como objetivo promover encontros voltados à reflexão sobre a identidade cultural de Londrina. Criado em maio desse ano, o projeto é aberto a todos os interessados, e deve realizar eventos sobre a cultura local a cada 3 semanas em lugares variados.