Estreias

'As Hiper Mulheres' estreia sexta-feira em Londrina

13 jun 2013 às 14:22

Neste final de semana, o documentário nacional As Hiper Mulheres chega às salas de cinema de Londrina. A produção, que retrata rituais da cultura indígena do Alto Xingu, ganhou destaque pelos prêmios conquistados recentemente. No Festival de Gramado, de 2011, o longa recebeu o Prêmio Especial do Júri de Melhor Montagem. No mesmo ano, também participou do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde foi premiado na categoria de Melhor Som.

O documentário demorou quase dez anos para ser finalizado, envolvendo amplo trabalho de pesquisa sobre o maior ritual feminino do Alto Xingu, o Jamurikumalu. O filme também contou com a participação de índios, que além de encenarem, também operaram câmeras e contribuíram na produção do filme.


As Hiper Mulheres tem a direção do antropólogo e cineasta Carlos Fausto, do documentarista Leonardo Sette e também do curta-metragista índigena Takumã Kuikuro. A produção não é recomendada para menores de dez anos de idade.


Confira a sinopse:


Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios, enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.



Além do documentário, nesta semana, os cinemas de Londrina exibem filmes de vários gêneros. Os destaques são Se Beber Não Case 3, Odeio o Dia dos Namorados, O Grande Gatsby e Faroeste Caboclo.

Confira a programação completa aqui.


Continue lendo