Homens e Deuses continua em cartaz até o dia 5 de agosto. O longa, dirigido por Xavier Beauvois, tem como centro a religião ao contar a história de um grupo de monges cristãos que vivem em um país islâmico em meio a muitas mudanças políticas.
Além de tratar da questão social e emocional dos personagens, Homens e Deuses mostra nas telas cenas de ação, que acontecem quando uma milícia pressiona os frades a desocupar o local em que vivem.
Sustentando a questão existencial, o enredo do filme se baseia principalmente nos dilemas e valores morais dos monges, que se vêem em meio a uma confusão psicológica ao terem de se decidir em continuar na terra e correr riscos ou desocupar o local.
Confira a sinopse:
Baseado em uma história real ocorrida na década de 1990. Um grupo de oito monges trapistas franceses vive em mosteiro localizado no alto de uma remota montanha na Argélia. Liderados por Christian (Lambert Wilson), eles vivem humanitariamente integrados e em harmonia com a comunidade muçulmana de uma pequena localidade próxima.
Mas surge a ameaça terrorista da milícia Jihad Islamica com a chegada de grupos armados. De início o exército oferece proteção contra o terror. Mas as autoridades acabam aconselhando os monges a voltar para a França. Ao som de Tchaikovsky, eles tem que tomar a decisão entre ficar ou partir, decisão que envolve questões como fé e determinação, coragem e entrega.
Os religiosos recusam: decidem ficar, levando sua vida de forma simples e dando continuidade à missão que assumiram. Independente do que vier a acontecer com eles.
Serviço:
Homens e Deuses continua em cartaz até quinta feira (05/08), com sessões diárias às 20:30. No final de semana (30 e 1º de agosto) haverá exibição extra às 16h. Os ingressos custam R$ 10 (Inteira) e R$ 5 (meia).