Com o fim da 11ª Mostra Londrina de Cinema, o Cine Com Tour/UEL exibirá o longa francês 'Enquanto o Sol Não vem', que conta a história de Agathe Villanova (Agnès), uma reconhecida escritora feminista que volta à sua casa no sul da França para passar uns dias, um lugar que nunca foi de seu agrado e que abandonou logo que pode.
Ali ela vai ajudar a irmã a cuidar das coisas da mãe, que morreu recentemente. No casarão familiar mora a velha doméstica argelina Mimouna e seu filho adulto Karim.
Este decide aproveitar que a famosa Agathe está de passagem para realizar um documentário sobre ela, com a ajuda do amigo Ponsard, cineasta sem expressão. É só pelo carinho que Agathe tem pela empregada que ela aceita a proposta.
A diretora Agnes Jaoui confia muito em seus interpretes principais e secundários, a quem dá muita liberdade porque filma quase todo seu filme em planos sequencias muito bem resolvidos.
Este seu terceiro filme é conscientemente mais ligeiro que os anteriores. Aborda assuntos de interesse como política, relações entre classes sociais, o cinema, o feminismo e sobretudo a vitimização, já que seus personagens se sentem injustamente tratados pela vida, mesmo não ficando claro se eles tem razão ou não.
O que parece é que a cineasta desta vez quis fazer um entretenimento menos ambicioso, e em vista desta desenvoltura aparecem ótimos momentos de comédia, alguns dramáticos, outros não, especialmente aqueles que narram a caótica rodagem do documentário.