Estreia Com-Tour

Longa narra revolução feminista em aldeia islamita

15 fev 2012 às 16:50

Rodado inteiramente no Marrocos, o longa narra a história de uma pequena aldeia situada entre o Norte da África e o Oriente Médio. Devoto do Islã, o povoado tem alguns mandamentos que seguem à risca. As mulheres, por exemplo, são tratadas como mero instrumento de procriação. Além disso, elas são obrigadas a buscar água em uma fonte distante e de difícil acesso, enquanto os homens passam o dia bebendo e conversando entre si.

Cansadas de tamanha humilhação, o grupo de mulheres decide iniciar uma rebelião. Lideradas por Leila (Leila Bekthi), elas resolvem cortar a única coisa que afeta diretamente os homens da comunidade: o sexo.


O longa foi baseado na "greve do amor", ocorrida em uma aldeia no interior da Turquia, no ano de 2001. Segundo o diretor e roteirista Radu Mihailean, a produção também foi inspirada na peça "Lisístrata" de Aristófanes.


Outra curiosidade é o idioma falado no longa, inteiramente em Darija, um dialeto marroquino. Além disso, a equipe de produção, diretor e elenco foram recrutados trinta dias antes do início das filmagens para dar maior veracidade às cenas.


Confira a sinopse:


Centrada na guerra dos sexos, esta comédia dramática é uma fábula moderna de uma pequena vila onde mulheres ameaçam fazer greve de sexo se os homens não buscarem água em um lugar longínquo. A rebelião é liderada pela jovem liberal Leila (Leïla Bekhti).
Ficha Técnica:


Título original: La source des femmes
País: Bélgica, Itália e França
Duração: 135 min.
Ano de lançamento: 2012
Direção: Radu Mihaileanu




Serviço:

O filme entra em cartaz nesta sexta-feira (17) e permanece até quinta-feira (23), com sessões diárias às 20h30. Nos sábados, domingos e feriados, sessões extras às 16h. Os ingressos custam 10,00 (inteira) e 5,00 (meia).


Continue lendo