O movimento musical ocorrido no final da década de 1960 é retratado em Tropicália. O documentário, dirigido por Marcelo Machado, entra em cartaz nesta sexta-feira (23) e permanece até quinta-feira (29), no cinema do Shopping Com-Tour.
A produção assinada por Denise Gomes e Paula Cosenza recebeu o Prêmio Especial do Júri no 8º International Music & Film Festival (JIMFF), que acontece na cidade de Jecheon, na Coréia do Sul.
O tropicalismo foi um movimento cultural liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, a partir de 1967. Também participavam Mutantes, Tom Zé, Julio Medaglia, Gal Costa, Bethania e Jorge Mautner.
O documentário reúne depoimentos, canções da época e material raro de arquivo.
Confira a sinopse:
O filme, que vai bem além do retrato musical de uma época, faz uma análise profunda e reflexiva do Tropicalismo, resgatando uma fase na história do Brasil em que a cena musical fervilhava e os festivais revelavam vários novos talentos, mostrando musica inovadora e de alta qualidade. Ao mesmo tempo, o Brasil sofria com a ditadura dos generais no poder, o que fez com que Caetano e Gil fossem exilados do país.
Ficha Técnica:
Diretor: Marcelo Machado
Produção: Denise Gomes, Paula Cosenza
Roteiro: Di Moretti, Marcelo Machado
Trilha Sonora: Kassin
Duração: 82 min.
Ano: 2012
País: Brasil
Gênero: Documentário
Classificação: 12 anos
Serviço:
O filme entra em exibição na sexta-feira (23) e permanece até quinta-feira (29), com sessões diárias às 20h30. Aos sábados, domingos e feriados, sessões extras às 16 horas. Os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). Às sextas todos pagam meia-entrada.