Baseado no livro de François Emmanuel, 'A Questão Humana', filme que entra em cartaz nesta sexta (5), no Cine Com-Tour/UEL, compara os métodos competitivos de processos internos das grandes corporações modernas com a seleção racial e social que os nazistas usavam.
No filme, Amalric interpreta Simon Kessler, psicólogo de uma grande empresa petroquímica alemã, a SC Farb. Seu trabalho é tentar impedir que o estresse atrapalhe a produção e também supervisionar alguns funcionários que apresentam atitudes que não agradam os superiores.
Sua vida sofre uma transformação total a partir do momento que é designado por um diretor da empresa para monitorar o vice-presidente da corporação, pois segundo ele, o vice-presidente está tendo comportamentos impróprios para o cargo e para tomar decisões importantes. Tentando arrumar uma forma de vigiar o superior, Simon se aproxima do 'chefe' com a desculpa de que está formando uma orquestra na empresa e decide convidar o vice-presidente que já tocou violoncelo.
Desconfiado, que está sendo espionado por Kressler, o superior decide abrir o jogo e revelar tudo sobre o passado da empresa e de seus altos diretores, relacionados com o nazismo.
Depois das bombásticas revelações, Simon se vê num dilema em relação ao seu trabalho. Ao tentar controlar as ações e reações dos funcionários da empresa ele não estaria usando os mesmo argumentos dos militares que perseguiram e tiraram a vida de milhares de judeus?