Estreia Com-Tour

'Dawson Ilha 10' narra impiedosa ditadura chilena

27 mar 2012 às 17:08

Dirigido pelo renomado chileno Miguel Littin, o longa-metragem Dawson Ilha 10 é baseado no livro "Isla 10" de Sergio Bittar. O relato conta o período em que o autor ficou preso na ilha Dawson, no período da ditadura chilena.

O filme ganhou destaque pela indicação ao prêmio Goya - o Oscar espanhol - na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, no ano de 2010. A produção foi lançada no Chile em 11 de setembro, data de aniversário do golpe militar no país.


Em 1973, o general Pinochet lidera o golpe de estado que depõe o governo de Salvador Allende no Chile. Os ministros e autoridades destituídos do poder tornam-se presos políticos e são levados para a gelada ilha Dawson. O lugar é conhecido como campo de concentração da ditadura.


Os políticos detidos são submetidos a torturas físicas e psicológicas. Entre eles, está Sérgio Bittar (Benjamim Vicuña), ex-ministro chileno, que fica sob os cuidados de um duro tenente, Labarca (Cristián de la Fuente).


Confira a sinopse:


Chile, 1973. O general Pinochet lidera o golpe de estado que derruba o presidente Salvador Allende. Os ministros e autoridades depostos são presos e levados para a ilha Dawson. Lá eles são submetidos a violentos interrogatórios, trabalhos forçados e às mais diversas torturas físicas e psicológicas. Sergio Bitar (Benjamin Vicuña), ex-ministro, está entre os detidos. Mais tarde, Sergio escreveria o livro em que é baseado o filme.


Ficha Técnica:


Título original: Dawson Isla 10
Diretor: Miguel Littin
Duração: 118 min.
Ano: 2009
País: Chile, Brasil, Venezuela
Gênero: Drama




Serviço:

O filme entra em cartaz nesta sexta-feira (30) e permanece até a próxima quinta-feira (5), com sessões diárias às 20h30. Nos sábados, domingos e feriados, sessões extras às 16h. Os ingressos custam 10,00 (inteira) e 5,00 (meia).


Continue lendo