Estreia Com-Tour

'A Chave de Sarah' aborda ocupação nazista na França

08 fev 2012 às 15:50

Uma produção francesa entra em cartaz nesta sexta-feira (10) no Cine Com-Tour. A Chave de Sarah é um drama dirigido por Gilles Paquet-Brenner com roteiro do diretor em parceria com Serge Joncour, baseado em livro de Tatiana de Rosnay. No elenco estão as atrizes Kristin Scott Thomas, de O Paciente Inglês e Mélusine Mayance.

A trama se passa na cidade de Paris. Quatro jornalistas se encontram em uma reunião de pauta de uma revista. Ao discutir as matérias das próximas edições, um deles sugere que o grupo faça uma reportagem sobre a violenta deportação de judeus franceses, ocorrida na cidade durante a Segunda Guerra Mundial.


A repórter Julia (Kristin Scott Thomas) fica responsável pela investigação do caso Vel d´Hiv. O evento se caracterizou na captura e prisão de milhares de judeus no Velódromo de Inverno de Paris. Todos os prisioneiros acabaram mortos.


Ao pesquisar sobre o ocorrido, Julia descobre a história de Sarah (Mélusine Mayance), uma mulher judia, a única sobrevivente dos campos de concentração franceses originária da família Starzynski.


Confira a sinopse:


Sarah Starzynski (Mélusine Mayance) é uma jovem judia que vive em Paris com os pais (Natasha Mashkevich e Arben Bajraktaraj) e o irmão caçula Michel (Paul Mercier). Eles são expulsos do apartamento em que vivem por soldados nazistas, que os levam até um campo de concentração.


Na intenção de salvar Michel, na ultima hora Sarah o tranca num armário escondido na parede de seu quarto e pede que ele não saia de lá até que ela retorne. A situação faz com que Sarah tente a todo custo retornar para casa, no intuito de salvá-lo. Décadas depois, a jornalista Julia Jarmond (Kristin Scott Thomas) trabalha em reportagem sobre o período em que a França esteve dominada.


Ao investigar sobre o assunto, ela conhece detalhes do colaboracionismo e ainda encontra um elo entre sua família e a história de Sarah, unica sobrevivente dos Starzynski.


Ficha Técnica:


Título original: Elle S'Appelait Sarah
País: França
Duração: 111min.
Ano de lançamento: 2011
Diretor: Gilles Paquet-Brenner




Serviço:

O filme entra em cartaz na sexta-feira (10) e permanece até quinta-feira (16) com sessões diárias às 20h30. Nos finais de semana e feriados, sessão extra às 16h. Os ingressos custam 10,00 (inteira) e 5,00 (meia).


Continue lendo