O cão Uggie, famoso pela sua performance no filme 'O Artista", morreu na última sexta-feira (7) em Los Angeles, vítima de câncer na próstata .
Segundo o "TMZ", o dono e treinador de Uggie, Omar Von Mueller, resolveu sacrificá-lo após perceber que o animal, 13 anos, estava sofrendo muito nas últimas semanas.
Após ser rejeitado por dois donos e adotado por seu treinador, Uggie começou a atuar em 2005, mas apenas em pequenas pontas. O sucesso, no entanto, veio em 2011, quando ele fez o papel de Queenie em "Água para Elefantes", contracenando com Robert Pattinson e Reese Whiterspoon.
Um ano depois, Uggie ganhou mais destaque ao interpretar o amigo e ajudante do astro do cinema George Valentin (Jean Dujardin), no filme francês "O Artista". O longa ganhou o Oscar de melhor filme em 2012 e o cão, da raça Jack Russel Terrier, também recebeu um prêmio, a Coleira de Ouro, por sua atuação.
Com vasta experiência no cinema e na televisão, Uggie foi homenageado na Calçada da Fama de Hollywood em junho de 2012, quando seu treinador anunciou sua aposentadoria. Meses depois, o cachorro participou em Londres do lançamento do livro "Uggie: The Artist: My Story" (Uggie: O Artista: Minha História), biografia que relata o grande salto de sua vida, de cachorro prestes a ser sacrificado a favorito de Hollywood.
O livro, escrito pela biógrafa Wendy Holden, fala ainda sobre as estrelas que Uggie conheceu e com as quais trabalhou, como George Clooney, Jessica Simpson, Katy Perry e Reese Witherspoon. (As informações são do Portal UOL)