Entre os dias 22 e 24 de outubro será realizada no Teatro da Caixa a sexta edição do Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba, o único evento do Brasil dedicado ao formato cinematográfico Super 8.
Além de mostras competitivas e expositivas, que exibem mais de 40 filmes de cinco países, o evento contará com uma atração especial na noite de abertura, com a presença dos cineastas argentinos Andrés Di Tella (o mais conceituado documentarista de seu país, fundador do BAFICI - Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente) e Claudio Caldini, que juntos farão a performance "Hachazos", que consiste em uma projeção múltipla de filmes Super 8 utilizando vários projetores simultaneamente.
A apresentação de Di Tella e Caldini, marcada para as 19h, será seguida de exibições das mostras competitivas de Filmes Finalizados em DVD e também da primeira sessão deste ano do Tomada Única, que tornou-se um dos grandes atrativos do festival desde 2008.
Tratam-se de curtas realizados durante uma oficina promovida pelo Festival Curta 8, ministrada em setembro por Leandro Bossy e Pedro Merege, em que cada um dos 10 alunos utilizou um cartucho de filme Super 8 (que tem duração de aproximadamente 3 minutos e 20 segundos) para realizar um curta editado na própria câmera, ou seja, que não teria edição posterior, tendo as cenas filmadas na ordem em que desejassem.
Os filmes serão vistos pela primeira vez no festival, sendo uma surpresa tanto para o público quanto para seus realizadores, que poderão sonorizar o filme ao vivo. Como novidade deste ano, o festival abriu a participação na categoria a realizadores que não passaram pela oficina, recebendo inscrições de cineastas experientes como Gil Baroni e Murilo Hauser. Após a sessão haverá debate com os realizadores
No sábado, o convidado argentino Claudio Caldini terá uma sessão de retrospectiva de seu trabalho em Super 8, seguido de um debate que também contará com o colega Andrés Di Tella. Em seguida haverá exibições competitivas nas categorias Tomada Única, Filmes Montados em Película e Filmes Finalizados em DVD. Entre os títulos deste sábado está "Supermemórias", do cearense Danilo Carvalho, que editou um curta de 20 minutos a partir de 600 rolos de filmes Super 8 de gravações familiares que reuniu em Fortaleza. A noite fecha com debate com os realizadores
A programação de domingo começa mais cedo, às 17h, com a sessão dedicada ao Home Movie Day, realizado pela primeira vez em Curitiba. Esta celebração que ocorre no mundo todo e tem admiradores como Martin Scorcese e Steve Martin exibe filmes apresentados pelo público, como forma de valorizar as filmagens domésticas que consagraram o formato, principalmente nas décadas de 70 e 80.
É a oportunidade para que indivíduos e famílias assistam e dividam com o público do festival seus próprios filmes caseiros rodados nos formatos Super 8 e Single 8. As pessoas interessadas devem entregar os filmes para inspeção nas noites anteriores, de sexta-feira e sábado, a cargo da curadora Lila Foster).
Às 19h será realizada a sessão "Cinema Super 8 à beira-mar"em homenagem ao cinema de Paranaguá (cidade do litoral paranaense) com exibição de filmes de Cyro Matoso ("Grazy na Terra de King Kong") e Celso Lück Júnior ("Mané da Paz – Fabricante de Viola"), ambos realizados na década de 70. Vale lembrar que Cyro Matoso tornou-se tema de um documentário recente chamado "Cinematoso", que está rodando o circuito de festivais e já recebeu uma premiação. Por fim, às 20h haverá a cerimônia de premiação, marcando o encerramento desta edição 2010. O corpo de jurados deste ano é composto por Andrés Di Tella, Carlosmagno Rodrigues e Rubens Machado Jr.
Site do festival: www.curta8.com.br
'Servico':
'Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba'
Quando: de 22 a 24 de outubro (sexta-feira a domingo)
Horários: Sexta-feira e Sábado a partir das 19h. Domingo às 17h, com cerimônia de premiação às 20h
Local: Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba)
Entrada franca
Informações: Telefone (41) 2118-5111