O ano está prestes a terminar e, além das tradicionais listas de melhores e piores, surgem também as análises de quem se destacou em 2010. A revista Empire preparou uma relação das revelações deste ano, graças ao seu trabalho no cinema.
Andrew Garfield deixou o anonimato para trás ao ser escolhido como intérprete de Peter Parker/Homem-Aranha no aguardado Homem-Aranha 3D. Mas não foi só isto. O ator mostrou talento em A Rede Social, sendo indicado como um dos melhores atores coadjuvantes do ano em várias premiações, o Globo de Ouro inclusive. Outro papel de destaque foi em Não Me Abandone Jamais, onde contracena com Keira Knightley.
Rodrigo Cortés chamou a atenção graças ao clima claustrofóbico de Enterrado Vivo, por ele dirigido. As críticas elogiosas já asseguraram um novo trabalho, Red Lights, onde terá Robert De Niro e Sigourney Weaver sob seu comando.
Drew Barrymore não é propriamente uma revelação. Afinal de contas, desde E.T., o Extra-terrestre ela faz sucesso nas telas de cinema. Só que Drew é uma revelação do outro lado da câmera, na cadeira de diretor. Garota Fantástica, sua estreia na função, mereceu destaque.
Alguém conhece Chris Morris? De carreira consolidada no rádio e na TV americana, ele decidiu investir na sétima arte em 2010. Deu certo. A comédia Four Lions abordou o difícil tema do terrorismo e apareceu entre os 10 melhores do ano da revista Time.
Jay Baruchel tem uma carreira de mais de 10 anos no cinema, mas foi em 2010 que conseguiu papéis de destaque. Seja como protagonista de O Aprendiz de Feiticeiro, na comédia romântica Ela é Demais para Mim ou como dublador, em Como Treinar Seu Dragão.
Noomi Rapace conquistou Hollywood graças à sua interpretação para Lisbeth Salander, na trilogia Millenium. Dos três filmes produzidos na Suécia apenas um chegou aos cinemas brasileiros, Os Homens que Não Amavam as Mulheres. Como resultado, garantiu presença em Sherlock Holmes 2.
Jennifer Lawrence tem colecionado elogios graças ao seu desempenho em Inverno da Alma. Indicada ao Globo de Ouro e ao Independent Spirit Awards de melhor atriz, ela é uma forte aposta para o Oscar. Em seus projetos futuros estão The Beaver e X-Men: First Class.
Monstros ainda não estreou nos cinemas brasileiros, apesar dos vários elogios recebidos pela crítica americana. Mérito do diretor Gareth Edwards, que conseguiu mesclar ficção científica, aventura e romance em um filme com baixíssimo orçamento.
Choe Moretz é a nova queridinha das estrelas mirins de Hollywood. Após arrasar como a Hit Girl de Kick-Ass – Quebrando Tudo, ela ainda estrelou Deixe-me Entrar, a versão americana do suspense sueco Deixe Ela Entrar.
Gabourey Siddibe conquistou o público e uma indicação ao Oscar ao interpretar a personagem-título de Preciosa.
Um novo estúdio entrou no mapa da animação hollywoodiana em 2010. Trata-se da Illumination Entertainment, que realizou o sucesso Meu Malvado Favorito. Seu próximo projeto chegará aos cinemas em 2011: Hop – Rebeldes Sem Páscoa.