Não foi apenas a atuação de Leonardo DiCaprio que foi elogiada em "O Regresso", os figurinos do longa também foram aclamados pela crítica. E não é para menos, o recordista de indicações ao Oscar não tem apenas DiCaprio como protagonista, tem também uma gigantesca pele de urso que acompanha Hugh Glass ao longo da trama.
A pele que o personagem de DiCaprio usa para se aquecer não é fake. Ela é bem real e pesa mais de 45 kg. O urso veio do departamento de parques do Canadá, que organiza uma loteria para repassar as espécies que morrem em seus territórios. "São pouquíssimos por ano", afirmou ao UOL a figurinista indicada ao Oscar.
Apesar da peça real, a californiana Jacqueline West teve de criar 20 réplicas para as cenas que se passam na água, por exemplo. "Pintamos e tratamos a pele para parecer como era feita na época, lá por 1820, como o filme mostra no início".
Todo esse processo foi feito no Canadá por conta da burocracia que seria levar a pele do urso para os Estados Unidos. O filme teve diversas cenas gravadas em regiões canadenses e em Ushuaia, na Argentina, para onde o figurino foi levado após seis meses de dificuldades.
"Tínhamos um avião fretado e pensamos seriamente em levá-la clandestinamente, sem declarar. No último minuto, conseguimos a aprovação. Acho que só rolou porque era um filme com o DiCaprio", confessou West em entrevista ao UOL.
A figurinista, que já foi indicada outras duas vezes ao Oscar por "Contos Proibidos do Marquês de Sade" (2000) e "O Curioso Caso de Benjamin Button" (2008), agora tem algumas de suas peças reunidas em uma exposição no Fashion Institute of Design & Merchandising, em Los Angeles. A mostra traz os figurinos de 23 longas de 2015, entre eles os indicados ao Oscar "Carol" e "Cinderela", assinados por Sandy Powell, "A Garota Dinamarquesa", do espanhol Paco Delgado, e "Mad Max: Estrada da Fúria", da inglesa Jenny Beavan.
Mas a protagonista dos trajes, a pele de urso, não está exposta nos cinco manequins de "O Regresso" junto com os casacos, calças, botas e o colar de dentes de urso. "Todo mundo está me perguntando onde está a pele. Foi uma decisão da Fox, talvez por causa da sensibilidade de algumas pessoas em ver animais assim", disse Jacqueline West.
O longa foi indicado ao Oscar em 12 categorias: melhor filme, direção (Alejandro González Iñárritu), figurino, ator (Leonardo DiCaprio), ator coadjuvante (Tom Hardy), fotografia, edição, direção de arte, efeitos visuais, maquiagem, edição de som e mixagem de som. (Com informações do UOL)