Bastidores

Oscar surpreende com novas regras na categoria principal

15 jun 2011 às 14:08

Quem achou que a votação eletrônica seria a principal novidade do Oscar 2012 se enganou. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas acaba de anunciar novas e surpreendentes regras na categoria melhor filme, a mesma que vem recebendo muitas críticas nos últimos dois anos pela presença de longas como Um Sonho Possível, 127 Horas e Minhas Mães e Meu Pai dentre os indicados. Coincidentemente (ou não), este é o mesmo período em que a categoria principal passou a contar com a presença de 10 selecionados.

A Academia não voltou atrás, mas fez uma mudança significativa. O número máximo de indicados continua sendo 10, mas a novidade é que agora não teremos um número certo. Para concorrer a melhor filme, a produção deverá ser escolhida com a primeira alternativa por no mínimo 5% dos eleitores. Na votação para definir os indicados ao prêmio, os membros da Academia são obrigados a colocar os filmes em ordem de preferência, assim mesmo que um filme seja lembrado por 100% dos acadêmicos, ele só concorrerá na categoria principal se for a primeira opção de 5% dos mesmos.


É provável que agora apareçam debates sobre a possibilidade de termos apenas cinco indicados (número mínimo) a melhor filme em um ano fraco, mas é importante destacar que a Academia possui mais de 6 mil integrantes, não sendo tão difícil alcançar a marca de 5%. Caso a regra já valesse nos últimos cinco anos, teríamos, respectivamente, cinco, seis, sete, oito e nove produções na disputa pelo prêmio máximo no Oscar.


A próxima edição do Oscar também trará novidades na categoria melhor animação, que poderá ter dois, três, quatro ou cinco indicados. O número irá variar de acordo com o número de longas de animação que chegarem aos cinemas norte-americanos. Em um ano em que 8 a 12 filmes do gênero forem lançados, dois ou três serão indicados. Enquanto que num ano em que tenhamos de 13 a 15 animações, os indicados serão quatro. Contaremos com cinco indicados quando o número de longas forem mais do que 15.

A 84ª edição do Oscar acontecerá no dia 26 de fevereiro do ano que vem.


Continue lendo