Bastidores

Mostra de Cinema terá competição de curta e debate

08 dez 2010 às 17:46

Será realizada nesta quinta (9), a Competitiva Nacional de Curtas dentro da programação da 12ª Mostra Londrina de Cinema. As exibições começam às 20h30, no Cine Vila Rica, com entrada franca.

Ao todo foram selecionadas 16 produções selecionadas entre os mais de 300 materiais recebidos de 19 Estados. Os filmes vão concorrer a sete prêmios: Melhor Filme (Júri Oficial e Júri Popular), Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Montagem. O Melhor Curta segundo o Júri Oficial receberá, além do Troféu Udihara, um prêmio de R$ 5 mil.


Os curtas selecionados são os seguintes: Amigos Bizarros do Ricardinho (RS); Avós (SP); Bailão (SP); Balanços e Milkshakes (MG); Ensaio de Cinema (RJ); Ensolarado (MG); Faço de Mim o Que Quero (PE); Gaveta (RS); Handebol (RJ); Magnífica Desolação (SP); Meu Medo (PR); Náufragos (BA); Ninjas (SP); Recife Frio (PE); O Sarcófago (BA); e Tempestade (SP). Os filmes serão exibidos entre os dias 9 e 12 de dezembro no formato 35 mm e em digital no Cine Vila Rica.
O júri Oficial é composto por Marcelo Lordello (cineasta pernambucano), Marcelo Miranda (crítico mineiro) e Mário Bortolotto (dramaturgo londrinense).


'Debate'


O dramaturgo Mário Bortolotto e os escritores Márcio Américo e Domingos
Pellegrini abrem também nesta quinta (9) a programação de debates da 12ª
Mostra Londrina de Cinema.


No bate-papo com o público, às 19 horas, no Cine Vila Rica, os autores vão falar sobre as versões de, respectivamente, Getsêmani (roteiro e direção de Bortolotto, baseado em peça teatral homônima, com pré-estreia nacional na Mostra), Meninos de Kichute (dirigido por Luca Amberg que assina o roteiro com Márcio Américo, baseado no livro homônimo), além de Minha Estação de Mar (2009, de Fernando Severo, adaptado do conto "Os Meninos Crescem") e Sete Dias (1982, de Denoy de Oliveira, baseado no conto "O Encalhe dos 300").


A partir de quinta (9), o crítico e editor da revista online Contracampo (www.contracampo.com.br), Luiz Carlos Oliveira Jr irá atuar como mediador dos debates no 6º Seminário de Cinema Contemporâneo. O evento acontece de 9 a 12 de dezembro, também no Cine Vila Rica. A cada dia será exibido um filme seguido por debate com os espectadores, sempre às 14 horas, também com entrada franca.

A relação dos filmes é a seguinte: dia 9, 'Permanências' (documentário, cor, 34 min., HD. 2010) do diretor mineiro Ricardo Alves Júnior; dia 10, 'Avenida Brasília Formosa' (documentário/ficção, cor, 85 min., HD, 2010) do pernambucano Gabriel Mascaro; dia 11, 'A Última Estrada da Praia' (Ficção, cor, 93 min, Digital, 2010), do gaúcho Fabiano de Souza; e no dia 12, 'Vigias' (documentário, cor, 35 mm, 2010), do pernambucano Marcelo Lordello.


Continue lendo