Bastidores

'Missão Impossível 4' poderá não sair do papel

25 jun 2010 às 17:54


Calma! Os fãs do agente Ethan Hunt não precisam se desesperar. Esta é apenas uma possibilidade existente, mas não muito provável, para Missão Impossível 4.

Brad Grey e Rob Moore, os executivos da Paramount Pictures por trás do novo filme, receberam há poucos dias o roteiro escrito pela dupla Andre Nemec e Josh Applebaum (série de TV Alias). Após lê-lo é que definirão qual será o orçamento disponível para que o diretor Brad Bird (Os Incríveis) rode o longametragem. Só que hoje estreia nos Estados Unidos o novo filme estrelado por Tom Cruise, Encontro Explosivo. Onde ele, mais uma vez, interpreta um agente secreto. E seu desempenho nas bilheterias pode ser decisivo para o futuro de Missão Impossível 4.


Caso Encontro Explosivo seja um sucesso, tudo seguirá em águas calmas. Caso contrário, algumas possibilidades podem acontecer. Uma delas é o cancelamento de Missão Impossível 4, com o estúdio alegando que Cruise não tem mais apelo suficiente junto ao público para estrelar um blockbuster de ação. Só que há mais fatores envolvidos nesta história.


Um deles é que Missão Impossível 4 marcou a reconciliação de Cruise com a Paramount, rompida desde Missão Impossível 3, em 2006. Além disto o astro fez um acordo razoável para que o filme saísse do papel, baixando seu costumeiro salário. Para completar, a Paramount acertou com o ator sua presença em um filme solo de Les Grossman, o personagem interpretado por Cruise em Trovão Tropical. Ou seja, não há o menor interesse em azedar o relacionamento entre estúdio e ator, ao menos neste momento.


Uma saída seria diminuir o orçamento do filme, estimado em torno de US$ 150 milhões. Outra seria exigir a inclusão de uma trama paralela no roteiro, de forma que um agente mais novo fosse apresentado ao público. Desta forma, haveria a possibilidade da série Missão Impossível seguir adiante sem Tom Cruise como protagonista.

As definições sobre Missão Impossível 4 devem vir à tona na semana que vem, com o anúncio da decisão da Paramount. Por enquanto o lançamento do filme segue agendado para 16 de dezembro de 2011.


Continue lendo