Bastidores

Longa 'Leste Oeste' será filmado em Londrina

27 out 2014 às 12:07

As filmagens de Leste Oeste, primeiro longa-metragem do diretor Rodrigo Grota, serão realizadas entre novembro e dezembro em Londrina. No elenco estão os atores Felipe Kannenberg, Simone Iliescu, Bruno Silva, Letícia Conde, Filipe Garcia, Maria Cecília Guirado e Edu Reginato. Leste Oeste, uma realização da produtora londrinense Kinopus, conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina via Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.


Trama


Ambientado em Londrina nos dias atuais, Leste Oeste mostra a história de Pedro, um piloto de testes de 16 anos que sonha em ser piloto profissional. Pedro passa por transformações após a chegada de Ezequiel, um ex-piloto de automobilismo. Stela, mãe de Pedro, teme que o filho se acidente nas pistas, já que seu marido, João, morreu em um acidente durante uma corrida. Quem banca o sonho de Pedro é Angelo, seu avô, dono de uma categoria de Kart, mas que passa por uma crise financeira. O filme mostra o reencontro desses personagens em meio ao contexto do automobilismo.


Elenco


Felipe Kannenberg interpretará Ezequiel, um ex-piloto de corrida que retorna à sua cidade de origem após 10 anos. Com mais de 30 filmes em seu currículo, ele já protagonizou os longas Menos que Nada, de Carlos Gerbase; e Amores Imperfeitos, de Marcio de Lemos. Recentemente ele pôde ser visto na série Animal, produzida pela Globo e exibida pela GNT. Simone Iliescu dará vida à personagem Stela, uma mulher de quase 40 anos, mãe de Pedro, um jovem piloto de testes que sonha em seguir carreira no Automobilismo. Iliescu já protagonizou os longas Corpo Presente, de Marcelo Toledo e Paolo Gregori; Cores, de Francisco Garcia; e Riocorrente, de Paulo Sacramento. Mais recentemente, Simone integrou o elenco do longa O Outro Lado do Paraíso, de André Ristum.


Filmagens e Equipe


As filmagens principais do longa vão ocorrer entre os dias 30 de novembro e 16 de dezembro: "Serão duas semanas e meia de filmagem, o que é adequado ao nosso orçamento. O filme prevê filmagens em 19 locações diferentes, além das cenas em estradas. A ideia é que o filme fique com 80 minutos e tenha a sua primeira exibição ainda no primeiro semestre de 2015", avalia o produtor do filme, Guilherme Peraro, sócio-fundador da produtora Kinopus.


Com produção de Guilherme Peraro e Roberta Takamatsu, Leste Oeste conta com fotografia de Guilherme Gerais, direção de arte de José de Aguiar, trilha sonora de Rodrigo Guedes, figurinos de Mayhara Nogueira, assistência de direção de Rafael Ceribelli e Carlos Fofaun Fortes, som direto de Bruno Bergamo, maquiagem de Eve Chaiben, assistência de produção de Lucas Pullin e Marina Stuchi, assistência de arte de Camila Melara e Hígor Mejïa, e continuidade de João Mussato. A equipe do filme conta com cerca de 20 profissionais de Londrina: "Será o nosso primeiro longa rodado em Londrina e contará com equipe basicamente daqui. Queremos estimular a produção local e estreitar as relações com o setor privado, já que os nossos filmes anteriores foram exibidos na TV aberta, fechada, e em outros países, mostrando que a cinema local pode circular de uma forma bem ampla", argumenta Guilherme Peraro, que atua no setor audiovisual há 15 anos.


Divulgação e Apoio


Os últimos filmes produzidos pela Kinopus têm circulado por festivais aqui e fora do Brasil: o documentário Andrea Tonacci, produzido para o Canal Brasil, participou em outubro do Festival do Rio, e em dezembro será exibido em São Paulo. O documentário O Nadador – A História de Tetsuo Okamoto, foi produzido para a ESPN Brasil e deve estrear na TV paga ainda esse ano.


O curta Mister H, uma co-produção França e Brasil, será exibido em novembro no Festival de Amiens, na França, e no Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro: "Apesar do Paraná ainda não ter uma Lei de Incentivo Estadual à Cultura, e o Prêmio de Cinema ocorrer a cada três anos em média, queremos mostrar que é possível produzir cinema por aqui. Estamos solicitando apoios de outras empresas e esperamos contar com mais recursos para finalizar o filme. O Leste Oeste será o nosso primeiro longa e deve abrir muitas portas. O que precisamos agora é de mais apoio das empresas locais, já que o filme deve levar o nome da cidade para muitos lugares", avalia o diretor do filme, Rodrigo Grota, que em 15 anos de cinema dirigiu 11 filmes, conquistando mais de 50 prêmios entre festivais nacionais e internacionais.

Em 2014, por exemplo, 4 curtas dirigidos por Grota participaram de festivais de cinema, sendo que a Trilogia do Esquecimento (formada pelos curtas Satori Uso, Booker Pittman e Haruo Ohara) integrou a programação da Cinemateca Francesa, em Paris.


Continue lendo