Bastidores

'Lixo Extraordinário' perde e Brasil fica sem Oscar

28 fev 2011 às 13:17

Ainda não foi desta vez que o Brasil ganhou seu primeiro Oscar. A esperança estava depositada em Lixo Extraordinário, coprodução entre Brasil e Reino Unido que concorria na categoria de melhor documentário. Entretanto, os eleitores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas preferiram dar a cobiçada estatueta para Trabalho Interno, que aborda a origem da crise econômica de 2008.

O artista plástico Vic Muniz e o presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável do Jardim Gramacho, Sebastião Carlos dos Santos, o Tião, estiveram presentes na cerimônia de premiação.

Lixo Extraordinário é o sétimo filme brasileiro a concorrer ao Oscar. O Pagador de Promessas, O Quatrilho, O Que é isso, Companheiro? e Central do Brasil foram indicados como melhor filme estrangeiro. Cidade de Deus foi indicado em quatro categorias: diretor (Fernando Meirelles), roteiro adaptado, edição e fotografia. Uma História de Futebol, de Paulo Machline, completa a participação nacional na premiação, tendo sido indicado como melhor curta-metragem.


Continue lendo