Bastidores

Kinoclube muda de dia e exibe filme sobre Maradona

09 jun 2014 às 11:30

Na primeira semana da Copa do Mundo no Brasil, o Kinoclube muda de dia. De modo a não concorrer com a estreia da seleção brasileira, a exibição desta semana ocorrerá não na quinta-feira como de costume, mas hoje, segunda-feira, dia 9. Depois de começar com dois filmes sobre o futebol brasileiro, o cineclube promovido pela Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina) dá prosseguimento aos filmes do "Ciclo da Copa" com um longa e um curta metragem que se debruçam sobre o futebol estrangeiro. O Kinoclube é realizado semanalmente na Vila Cultural Kinoarte, localizada na Av. Faria Lima, 1399. A sessão se inicia às 20h e a entrada é gratuita.

Maradona por Kusturica


Considerando-se a dupla natureza – do biografado e a do autor da cinebiografia – "Maradona por Kusturica" é tudo menos um documentário objetivo. Emir Kusturica, cineasta Sérvio, constrói um documentário que foge bastante do convencional – se tornando assumidamente passional e pessoal – sobre um dos maiores ídolos do futebol, mas onde o esporte nem sempre está em primeiro plano. Maradona não se deixa filmar como Pelé, nem fala de glórias passadas. Ao invés disso, se mostra arredio, quase um antipersonagem. Mesmo assim, Kusturica consegue trabalhar bem em cima disso, caprichando no texto. O filme emociona com Dieguito cantando, chorando, destilando veneno, amando as filhas e agradecendo o braço forte da mulher que ama e que permaneceu sempre ao seu lado. Kusturica conduz o filme como um maestro, chegando a incluir imagens do próprio diretor tocando com sua banda (a No Smoking Orchestra) ao vivo e também convidando o músico Manu Chao para prestar uma homenagem sincera cantando uma musica composta especialmente para Maradona.


Porque há Coisas que Nunca Se Esquecem


Em 1950 quatro amigos jogam futebol em uma rua da cidade italiana de Nápoles. De repente, a bola cai na casa de uma senhora temida, conhecida como "velha mala", de onde eles temem nunca mais conseguir tirar. Partindo de uma premissa simples, Lucas Figueroa conta ao longo de 13 minutos uma história de terror e humor que tem circulado tanto em festivais de cinema ao redor do mundo a ponto de colocar o curta no livro Guiness como o curta metragem mais premiado da história, somando mais de 300 prêmios.


Serviço

Kinoclube – Ciclo da Copa ("Porque há Coisas que Nunca se Esquecem" e "Maradona por Kusturica")
Vila Cultural Kinoarte: Av. Faria Lima, 1399
Segunda, 9 de junho de 2014 às 20h
Entrada Gratuita


Continue lendo