A notícia pegou muita gente de surpresa, especialmente os fãs do ator e diretor Charlie Chaplin, que nunca tinham ouvido falar da obra de sete minutos de duração.
Zepped foi encontrado dentro de uma lata velha e amassada comprada pelo colecionador Morace Park por 3,20 libras no site de leilões online eBay. Agora, a expectativa, segundo porta-voz da casa de leilões Bonham's, é que seja vendida por cerca de US$ 165 mil (cerca de 100 mil libras).
"Num primeiro momento, eu não tinha ideia do que tinha em mãos", disse Park, complementando que falou com especialistas na Europa, nos Estados Unidos e todos disseram desconhecer a produção. O crítico de cinema e biógrafo de Chaplin, David Robinson, disse que o ator não deveria nem saber da existência dele, Falou também que o criador juntou sequências não usadas de três filmes: Seu Novo Emprego (1915), Carlitos Quer Casar (1915) e O Vagabundo (1915).
As informações são de que o curta seria um filme de propaganda política feito na Grã-Bretanha durante a Primeira Guerra Mundial e foi enviado para o Egito, na época, para dar uma levantada na moral dos soldados britânicos lá presentes. A produção mostra Carlitos enfrentando o dirigível alemão Zeppelin e tem ainda sequências de animação que podem ser as primeiras da história do cinema.
Para quem não lembra, os dirigíveis tocaram o terror durante a Primeira Guerra Mundial e Zepped, talvez, visasse desfazer a preocupação com os ataques. De acordo com o proprietário, o filme frágil e inflamável (nitrato), que incrivelmente sobrevivou ao longo desse tempo deverá alcançar preço elevado, na casa dos seis dígitos.
O evento acontecerá em 29 de junho.