Bastidores

Festival Varilux de Cinema Francês traz produções premiadas à Londrina

06 jun 2017 às 10:27

A edição 2017 do já tradicional Festival Varilux de Cinema Francês começa nesta quarta-feira (7) e segue até o dia 21 de junho, trazendo às telonas de mais de 55 cidades Brasil afora, produções premiadas e inéditas para os nossos cinemas.

Sucesso de público em 2016, quando levou 156 mil pessoas aos cinemas, o festival repete o formato do ano passado com duas semanas de exibição. Produzido pela Bonfilm, o evento tem patrocínio principal da Varilux/Essilor, Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.


Claro que Londrina não poderia ficar de fora dessa. O Festival comparece à cidade em parceria com a Aliança Francesa de Londrina, e garante a exibição de todos esses sucessos na rede de cinemas Cineflix, no Shopping Aurora. Confira a programação AQUI!



A programação deste ano é composta por 19 obras cinematográficas, incluindo um documentário e um clássico. Os maiores astros do cinema francês estarão presentes nesta seleção. O público poderá conferir os mais recentes trabalhos de Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard, Guillaume Canet, Omar Sy e Cécile de France. Outro destaque é a última atuação da inesquecível Emmanuelle Riva, falecida em janeiro último, em "Perdidos em Paris".


Entre outros títulos confirmados, estão "Um Instante de Amor", de Nicole Garcia, com atuação elogiada de Marion Cotillard, ganhadora do Oscar de 2008 por "Piaf – Um hino ao amor"; "Rock’n roll – Por trás da fama, comédia auto-satírica de Guillaume Canet, e "Frantz", o mais recente filme de François Ozon, uma surpreendente adaptação do filme de Ernest Lubitsch de 1932, com o novo astro do cinema francês Pierre Niney ("Yves Saint Laurent").


Seguindo a tradição de exibir um clássico do cinema francês, o Festival Varilux traz a reconhecida comédia-musical "Duas Garotas Românticas" ("Les Demoiselles de Rochefort"), de Jacques Demy e Agnès Varda, que completa 50 anos em 2017. O longa, com Catherine Deneuve, foi indicado ao Oscar de melhor trilha sonora em 1969.


Um dos títulos que mais chamam atenção nesta edição é o documentário "Amanhã" (Demain). Sucesso absoluto na França, a trama é um retrato da viagem que uma dupla de diretores Cyril Dion e Mélanie Laurent fez para conhecer histórias de figuras que reinventam a agricultura, energia, economia, democracia e educação, e mostram iniciativas positivas e concretas que já estão em funcionamento e que sinalizam o que pode se tornar o mundo no futuro. "Amanhã" faturou o prêmio César de melhor documentário em 2016. Vale a pena conferir!




Veja o trailer!


Continue lendo