O dia 18 de junho está chegando e com ele o leilão de peças que fazem parte da história do cinema. Entre as milhares de peças que serão vendidas, o vestido usado por Marilyn Monroe no clássico O Pecado Mora ao Lado está sendo objeto de uma mobilização nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova York.
Com sede na cidade, a produtora de aplicativos para smartphones inQuicity quer trazer o vestuário usado pelo musa do cinema de volta ao local da famosa cena provocada pelos exaustores do metrô. Para uma das fundadoras da companhia, Darlene Newman, "é uma peça prolífica da vívida história e cultura da cidade de Nova York e merece encontrar uma moradia permanente aqui".
A empresa criou uma página na internet (www.savethedress.org) para atrair doadores, que receberão crédito em qualquer exibição do vestido. A ideia é mantê-lo em algum museu da cidade de maneira permanente. Os responsáveis pelos bens de William Travilla, criador que o Oscar na época, apoiaram a campanha.
De acordo com a Profiles in History, organizadora do evento que acontecerá em Los Angeles, na Califórnia, ele está avaliado entre US$ 1 milhão e US$ 2 milhões. Para quem não tinha lido nada a respeito, o leilão está sendo possível porque a atriz Debbie Reynolds está se desfazendo de sua coleção que inclui roupas de filmes clássicos como O Mágico de Oz, E o Vento Levou e A Noviça Rebelde, entre muitos outros.