Nenhum filme brasileiro participa da competição principal do Festival de Veneza de Cinema de 2009, mas o país está representado na mostra paralela Orizzonti (Horizontes, em tradução livre).
O longa Insolação, uma parceria de Daniela Thomas e Felipe Hirsch, com Paulo José e Simone Spoladore no elenco, participa da mostra. O filme retrata a solidão e as dificuldades de uma grande metrópole.
Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus) e Karim Aïnouz (O Céu de Sueli) participam da mostra com sua parceria Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo.
Além dos dois filmes, o Brasil será representado pelo cineasta Walter Salles, diretor de "Central do Brasil", receberá o Prêmio Bresson 2009. O reconhecimento é entregue pela Fondazione Ente dello Spettacolo (Feds) e pela Revista Cinematografo ao "diretor que tenha dado um testemunho significativo do difícil caminho em busca do significado espiritual da nossa vida".
Walter Salles receberá o prêmio no dia 4 de setembro, diretamente das mãos de Dario E. Viganò, presidente da FedS, e do monsenhor Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura.
Michael Moore
Capitalism , o mais novo documentário de Michael Moore, está na mostra competitiva principal do Festival de Veneza.
O polêmico cineasta americano ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 2004, com Fahrenheit 11 de setembro, e o Oscar em 2002, com Tiros em Columbine.
O novo documentário, que fala sobre a crise econômica mundial, é um dos 23 longas que competem pelo Leão de Ouro, o prêmio máximo do festival. Entre os outros competidores está o diretor alemão Werner Herzog, com a refilmagem de The Bad Lieutenant, com Nicholas Cage.
Mostra
A mostra competitiva de 2009, cuja lista de concorrentes foi divulgada nesta quinta-feira, apresenta uma mistura de diretores e gêneros. Entre os competidores está também o longa Survival of the Dead, o último filme de zumbis dirigido por George A. Romero e o primeiro filme dirigido pelo estilista Tom Ford, A Single Man, com Colin Firth e Julianne Moore.
Além destes também participa da competição o filme pós-apocalíptico The Road, com Viggo Mortensen e baseado no livro do americano Cormac MacCarthy, autor também do livro no qual foi baseado o filme dos irmãos Cohen Onde os Fracos não Têm Vez. O filme de abertura do festival será o novo longa do diretor italiano Giuseppe Tornatore (de Cinema Paradiso), Baarìa.
O festival deste ano vai homenagear John Lasseter e os outros diretores da Pixar com um prêmio especial por seus longas de animação.
A Pixar também vai exibir fora de competição o novo longa da série Toy Story, o Toy Story 3D, além de mostrar a versão 3D do longa Toy Story 2.
O Festival de Veneza também será marcado por estreias de peso na mostra fora de competição. Entre elas, o longa estrelando George Clooney e Ewan McGregor, The Men Who Stare At Goats.
Além do novo longa da Pixar e do filme com Clooney, a mostra fora de competição também traz o documentário South of the Border, de Oliver Stone, e o novo longa de Steven Soderbergh, The Informant, com Matt Damon.
O 66º Festival de Veneza ocorre entre os dias 2 e 12 de setembro. O diretor Ang Lee (O Tigre e o Dragão) será o presidente do júri deste ano, que também conta com o cineasta americano Joe Dante e a atriz francesa Sandrine B.