Os rumores sobre a participação do astro de Homem de Ferro em Vício Inerente (Inherent Vice) continuam, mas confirmação que é bom, nada. E o motivo de tanto blá blá blá em torno do nome dele, de certa forma, se justifica. Depois de ter desistido de participar de Gravity, que será pilotado por Alfonso Cuaron (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban) e também de Oz, the Great and Powerful, de Sam Raimi (Homem-Aranha), parece até que agenda de Robert Downey Jr. ficou vazia. Mas só parece.
O astro está filmando Sherlock Holmes: A Game of Shadows (foto) com Guy Ritchie e já está engatado em dois projetos pela frente: Os Vingadores e Homem de Ferro 3. Contudo, eis que seu nome voltou à tona nos veículos especializados sobre sua entrada na adaptação do livro de mistério de Thomas Pynchon, lançado no Brasil pela editora Companhia das Letras.
Para quem não o livro ou não sabe nada a respeito dele, o protagonista chama-se Larry "Doc" Sportello. Ele é um detetive particular muito louco, morador da Los Angeles dos anos 60 no auge do movimento Flower Power (paz, amor e drogas), que investiga um caso que envolve uma ex namorada, um bilionário do ramo imobiliário e um sequestro.
Vício Inerente será dirigido por Paul Thomas Anderson (Sangue Negro), que também está as voltas com The Master. Ou seja, para os fãs do diretor, do ator e do livro, só resta torcer para que essa conta feche em algum momento e essa reunião aconteça, brindando as salas escuras com uma obra de tirar o chapéu.