Notícias

Todo o aconchego e estilo dos edredons

31 dez 1969 às 21:33

As noites frias pedem o aconchego das mantas e edredons. Cada vez mais macios, eles chegam em materiais e padronagens diferenciados, enchendo de estilo os quartos preparados para o inverno. Tecidos tradicionais como o percal dividem espaço com a flanela e a malha, em estampas que passeiam entre florais, xadrezes e grafismos variados.

Cuidados antes de guardar


Engana-se quem pensa que armazenar roupas de inverno em sacos plásticos previne mofos, bactérias, fungos e ácaros. O plástico abafa o calor, impedindo que as peças respirem e tornando propício o aparecimento dessas colônias que podem causar alergias respiratórias. O correto, antes de guardá-los, é lavar todos os itens e deixar secar ao sol - quando o fabricante permitir - e depois colocá-los em sacos de TNT (tecido-não-tecido) que permitem ventilação.


Roupas guardadas sujas, principalmente de lã, podem reter poeira e poluição e ainda causar manchas, como as de suor, perfume, maquiagem e muitas vezes ficar com aspecto amarelado e malcheiroso. Outra dica importante é sempre colocar as peças em locais arejados pelo menos uma vez por mês.


Ao lavar as roupas que ficaram guardadas por muito tempo, é necessário verificar antes se têm alguma mancha e usar um produto pré-lavagem ou tira-manchas. Após isso, as peças podem ser lavadas com detergente em pó neutro. Peças de lã não podem ser lavadas em água quente para evitar que encolham. Cobertores não devem ser esfregados ou lavados à máquina. Também não é recomendável passá-los.


Fonte: Minuano (www.linhaminuano.com.br)


Celso Pacheco, César Augusto e divulgação


Continue lendo