Notícias

Natal: casa decorada vira em atração em Ibiporã

23 dez 2009 às 12:22

Há 12 anos, quando começou a decorar sua casa de esquina para a festa de Natal, Maria do Rosário Paz não imaginava que a tradição transformaria o espaço da família em atração turística de Ibiporã, onde mora com o marido e os filhos. Desde então, os meses de dezembro significam para ela muito trabalho e dedicação às dezenas de enfeites que preenchem cada canto da casa, colorindo janelas, escadas, espelhos, almofadas, entre tantos outros objetos e ambientes.

No caso de Rosário, a habilidade para os trabalhos manuais facilitou o empenho todo. Grande parte dos enfeites são criações dela. "Do meu ateliê saem toalhas, papais noéis, bolinhas de fuxico, arranjos e mais uma dezena de objetos prouzidos com a técnica de patchwork", esclarece.


Tudo começou com o singelo ritual de montar a árvore de Natal e arrumar o quarto dos filhos. A mudança de cidade para uma casa em estilo normando pode ter sido o empurrãozinho que faltava para que ela começasse a caprichar cada vez mais no visual natalino. "No primeiro ano em que decidi decorar não havia cordões prontos com lâmpadas. Tivemos que fixar os "piscas" um por um com uma cola quente nas janelas", relembra.


Para a artesã, a trabalheira toda é feita com muito prazer. "É uma homenagem, uma forma de agradecer pelos bons acontecimentos," avala.


Nos dias movimentados, ela conta que o marido se veste de Papai Noel e sai distribuindo balas para a criançada. "Lembro de uma visita feita por uma criança de 2 ou 3 anos. Ela olhou para a casa e perguntou onde o Papai Noel havia deixado o trenó", recorda.


No sótão, todos os cantos receberam atenção. A toalha feita em patchwork traduz o estilo artesanal de decoração.


Fábio Ciquini/Equipe Folha


A bancada abriga uma das coleções de papais nóeis.


Fábio Ciquini/Equipe Folha


A guirlanda gigante decora a parede voltada para a área de lazer da casa.


Fábio Ciquini/Equipe Folha


A escada da sala de estar recebeu festão verde e galhos de cristal. No mesmo espaço, bicos de papagaio, que não poderiam ter sido esquecidos.


Fábio Ciquini/Equipe Folha


Quinteto de xícaras em cerâmica na prateleira da cozinha.


Fábio Ciquini/Equipe Folha


Tons dourados no trio de anjos e na guirlanda para o espelho são alternativa para fugir do verde e vermelho natalinos.


Fábio Ciquini/Equipe Folha

Brilhos ponderados marcam a decoração da sala de jantar. Os pingentes de cristal do lustre fazem parte da produção.


Continue lendo