O uso do couro como revestimento proporciona requinte e charme ao mobiliário, atraindo olhares e prendendo a atenção das pessoas. Por causa dessas e de outras vantagens, a designer Iara Santos indica o couro para revestir móveis.
A versatilidade do material – que atende diferentes projetos – impressiona. Além disso, o couro confere exclusividade às peças e ainda brinca com o imaginário ao transitar entre o rústico e o moderno.
"Além de ser de fácil manutenção e possuir alta resistência, o couro gera a sensação de aconchego, de acolhimento e revela o bom gosto de profissionais da área de decoração e também dos clientes", defende a designer de interiores Iara Santos, que especificou esse material para compor o décor em um de seus projetos.
O projeto em questão é o quarto de uma jovem e refinada estudante de moda. Assim como a personagem que o habita, o quarto é funcional, belo e cheio de requinte e charme. Por isso, utilização do couro revestindo o mobiliário foi uma escolha acertada da designer. O material dá um toque muito peculiar à penteadeira, cama e ao painel de TV, conseguindo transformá-los em verdadeiras joias. O encanto entre o visitante e esses móveis é certo. Magnetismo próprio do couro.
"Acho que o uso do couro como revestimento me permitiu lançar mão de várias cores em diferentes materiais, isso gerou ousadia e personalização, tudo de forma muito harmônica", comemora Iara. A designer busca sempre usar esse material em seus projetos e há cerca de três anos trabalha de diferentes formas com ele, sempre obtendo sucesso nas combinações de uso.
Em outra tonalidade, o material também foi escolhido pela designer para revestir a penteadeira e o painel da TV
Iara destaca alguns cuidados necessários que se deve ter ao inserir o couro no ambiente. "Não deixá-lo sob luz forte de sol e lâmpada quente, pois corre-se o risco de queimá-lo. Também não deve-se usar produtos abrasivos, eles ressecam o couro e proporcionam aspecto de mal cuidado e feio", finaliza.