Notícias

Estantes e racks saem de cena e dão lugar aos painéis

29 set 2009 às 08:49

A tecnologia está cada vez mais presente dentro das residências e ocupa os mais diversos cômodos da casa. No caso das TVs modernas, dos home theaters e seus emaranhados de fios que mais fazem lembrar uma parafernália eletrônica, o desafio é abrigar todos esses aparelhos em uma pequena área sem esquecer da decoração e do conforto desejável para quem gosta de passar horas com o controle remoto na mão.

Projetos contemporâneos já prevêem um espaço adequado e toda a instalação elétrica necessária para abrigar televisões de plasma ou LCD, projetores, telões e afins. Ao contrário, as casas construídas há mais tempo não estão preparadas para atender essa demanda. ''Em apartamentos e casas mais antigas isso não era previsto, até pela instalação da fiação. Nesses casos muitas vezes são utilizados os suportes da própria TV. Outra opção é reformar o ambiente'', explica o arquiteto Luciano Bachete.


O painel que abriga estas TVs funciona principalmente como um truque para esconder os fios dos aparelhos, sem comprometer a estética do local.
Se antigamente os videocassetes dominavam as salas de TV, e tudo era mais simples, hoje os muitos aparelhos de áudio e vídeo se proliferam. Apaixonados por tecnologia não medem esforços para transformar o espaço em verdadeiras salas de cinema. Por isso a palavra de ordem é organização. ''O projeto destes suportes ajuda a organizar e ganhar espaço no ambiente'', aponta a arquiteta Jeise Meire Vicente de Carvalho.


Para os arquitetos Carolina Sakuno e Fausto Cintra não se trata apenas de adquirir um novo aparelho, e sim de como será feita a inserção dele no contexto. A dica dos arquitetos é renovar, ou seja, aproveitar a tecnologia para repaginar o ambiente em que for instalá-lo.
Com relação aos materiais que podem ser utilizados, cumprem sua função os revestimentos em madeira, gesso, laca, palha, entre outros.


Divulgação


O painel da TV criado para o home theater foi executado em palha oriental, material que além de estético confere melhor acústica ao ambiente. No projeto dos arquitetos Luciana Régnier e Luciano Bachete foi previsto um recuo por onde se distribui a fiação dos equipamentos.


Divulgação


Na churrasqueira projetada para abrigar a TV de LCD e o home theater foi criado um volume em vidro serigrafado preto. Para a dupla de arquitetos Carolina Sakuno e Fausto Cintra a tecnologia dos aparelhos eletrônicos influencia, e muito, no modo de projetar.


Divulgação


A versão black da laca garante sobriedade e elegância ao ambiente. O nicho foi projetado para emoldurar uma TV de 52 polegadas. No detalhe, lâmpadas dicroicas e pastilhas de coco, projeto Autentika.


Divulgação


A TV ficou suspensa e afastada da parede para a passagem da fiação, e o DVD, em cima do balcão. Painel e estante em MDP seguem o padrão embuia. Execução da Celmar.

Fotos: João Mario Góes, Christiano Fernandez, Alain Brugier e divulgação.


Continue lendo