Com o fim do carnaval, os brasileiros finalmente recomeçam suas atividades de rotina. As férias, que mal terminaram, já deixam saudades. Mas ao invés de apenas aguardar ansiosamente pela próxima temporada, que tal aproveitar o ano para organizar e colocar em prática aquela vontade, sempre adiada, de reformar ou construir a tão sonhada casa de praia? Recorrer a um profissional do setor de arquitetura e construção é uma ótima forma de colocar esses planos em prática, pois possibilita organizar não apenas a execução da obra, mas também o planejamento dos gastos, a escolha dos melhores materiais e até do terreno, quando for o caso.
Segundo Frederico Carstens, sócio-proprietário da Realiza Arquitetura, a vantagem de contratar um profissional é que através de um projeto detalhado e bem planejado, o cliente consegue saber em detalhes quanto custará o seu sonho, e assim pode organizar seus gastos com mais facilidade.
A Realiza Arquitetura disponibiliza um sistema inteligente de assessoramento de projetos de casas e interiores, que auxilia o cliente desde a escolha do terreno, passando pelo projeto, orçamento, cronograma, licitação, acompanhamento até a execução da obra.
Acerte na escolha
O período é propício para quem tem interesse em adquirir um terreno, devido a baixa temporada. Para Frederico Carstens, esta deve ser uma decisão muito bem tomada, que envolve a análise de muitos itens. A primeira pergunta que o arquiteto faz a um cliente é quer tipo de praia prefere, e em qual localidade. Depois devem ser averiguados a inserção urbana, o entorno, a acessibilidade, os equipamentos e facilidades disponíveis além da possibilidade ou não de valorização futura.
Carstens recomenda ‘verdadeira reflexão sobre esta escolha para que não haja arre-pendimentos’ e ressalta que conhecer a legislação do local é muito importante, para que se saiba exatamente o que pode ou não ser construído. ‘A vizinhança deve ser outro fator que merece estudo, pois quem está construindo não quer correr o risco de ter o sol reduzido em decorrência de uma construção ao lado da sua. Ter como vizinho um centro comercial ou outro estabelecimento que possa ocasionar transtornos como desordem e barulho também pode ser desagradável’, lembra o sócio-proprietário da Realiza Arquitetura .
A topografia do lote é outra análise importante, já que questões como subsolo, movimentação de terra, aterros e vegetação podem encarecer ou até inviabilizar a obra. Quanto ao clima, deve se atentar principalmente aos ventos e à orientação solar. Esta, pode ou não, potencializar o conforto térmico de uma edificação.