Embora sejam completamente diferentes na forma de aplicar, os coloridos revestimentos com motivos patchwork e os ladrilhos hidráulicos costumam ser confundidos. Isso acontece porque ambos apresentam algumas características comuns, como a presença marcante de estampas geométricas e cores variadas. Veja a seguir como diferenciá-los para não errar na hora de compor um ambiente:
Ladrilhos hidráulicos
O ladrilho hidráulico é um revestimento usado em mosaicos e sua fabricação é feita de maneira artesanal, desde a mistura dos pigmentos até a criação e aplicação das formas e estampas. Isso possibilita a união de uma infinidade de cores e desenhos que podem deixar qualquer área da sua casa ou escritório com uma decoração diferenciada e exclusiva.
As peças e combinações de ladrilhos hidráulicos podem ser aplicadas como azulejo ou piso em banheiros, varandas, cozinhas, salas, pilares, mesas, entre outros.
Uma tendência que está em alta é fazer uma colagem com vários ladrilhos de cores e desenhos diferentes em áreas limitadas ou em paredes inteiras. Esta prática é chamada de patchwork (como os que são feitos com retalhos de tecido). O arquiteto Mario Catani explica que o patchwork é uma composição que reúne tamanhos, cores e padrões aleatórios para definir um painel que dá personalidade e energia ao lugar, e acrescenta que "é um jeito diferente de dar cor ao ambiente, de conferir um ar mais rústico ao espaço".
Além disso, o revestimento é considerado ecológico, pois não consome energia quando produzido nem emite gases por não ser queimado em fornos.
Para uma boa conservação, a maioria dos ladrilhos já vem impermeabilizada (protegida de infiltrações e de umidade) para evitar manchas. Se forem aplicados em áreas externas, como calçadas, por exemplo, a camada protetora não é necessária.
Sua limpeza é simples. Basta fazer a lavagem com sabão neutro e aplicar cera incolor em pasta. Uma dica é instalar os ladrilhos na etapa final da obra para evitar que as peças sujem ou quebrem, por conta de sua fragilidade.
Patchwork
Já no patchwork você imagina uma composição. Para que a instalação reproduza corretamente a sua ideia, uma dica é, antes de instalar os ladrilhos, colocá-los em cima do piso e fazer um mapeamento, escrevendo números no verso de cada peça. Outra opção é fotografar peça por peça e fazer uma montagem no computador, aplicando-a sobre a foto do espaço para ver o resultado final.
O patchwork permite maior liberdade na seleção dos estilos, por não ter um padrão definido, possibilitando inúmeras formas de criação. Fique à vontade para escolher os diversos modelos e cores. Faça a sua combinação e deixe a sua casa moderna e personalizada. (Fonte: Leroy Merlin)