O universo da decoração conta hoje com uma infinidade de soluções para os revestimentos de paredes, tanto de áreas internas (salas, cozinhas, quartos, banheiros), quanto externas (pátios, área gourmet, etc).
Hoje o mercado disponibiliza inúmeras opções, desde as mais básicas às mais sofisticadas. Ladrilhos, porcelanato, pastilhas, madeira ou revestimentos que imitam madeira, papéis de parede, massas texturizadas, pedras, mármore granito são algumas das opções para quem quer decorar ou renovar o ambiente.
Os preços também variam para atender a todos os bolsos. Mas para que o seu bolso seja realmente preservado, assim como o revestimento, é muito importante que a impermeabilização das áreas a serem revestidas seja realizada adequadamente.
Leia mais:
Reformar apartamento alugado sem autorização pode gerar despejo
Entenda como aplicar o conceito temático na decoração de interiores
Deixe sua casa mais aconchegante com tons terrosos
Inspire-se com o charme dos cantinhos para refeições rápidas em cozinhas compactas
Impermeabilização e economia
A umidade pode causar manchas, criar mofo e bactérias, além de prejudicar os revestimentos (estufamento de revestimentos colados, descolamento etc.), levando à necessidade de manutenção. Evitar esse processo é possível com a impermeabilização.
Especialistas afirmam que o sistema de impermeabilização adequado protege a estrutura das construções e prolonga a sua vida útil. Para isso, produtos qualificados e especificados dentro das normas técnicas, assim como aplicados por profissionais habilitados para essa finalidade são de fundamental importância no sucesso dos projetos.
A impermeabilização traz economia também. Sabe-se que impermeabilização contemplada no projeto inicial de uma obra representa de 3% a 5% do valor total. Porém, caso a impermeabilização tenha que entrar na obra acabada como forma corretiva, o valor passa a ser de 25% a 30% do valor da obra.