O mês de junho traz uma das datas mais esperadas pelos brasileiros depois do Carnaval, a festa junina. Entretanto, sabemos que o formato tradicional da comemoração esse ano sofreu mudanças pelo contexto de isolamento social no qual estamos vivendo. Mesmo assim, isso não significa que a celebração conhecida por suas bandeirinhas coloridas, roupas xadrez e pratos típicos saborosos terá que passar em branco. A alternativa é apreciar o clima junino de casa e se esbaldar com algumas das comidas características da época.
Pensando nisso, o marketplace habitissimo, especialista em soluções para casas e empresas com a contratação de serviços na área de construção civil, destacou algumas dicas para fazer seu arraial caseiro um sucesso, e comemorar com as pessoas que moram com você de uma maneira criativa e aconchegante:
Bandeirinhas coloridas: parte típica da decoração junina, as bandeirinhas podem ser feitas ou compradas prontas. Para quem prefere um visual mais artesanal e optar por criá-las, só precisará de alguns papéis de seda coloridos, recortados no molde ou fazendo da maneira tradicional com o dobrado. Após isso, basta colar ou grampeá-las em uma fita ou barbante e pendurar onde você preferir. Também vale fazer bandeirinhas menores que possam ser coladas em palitos de dentes e espetadas nas comidas.
Leia mais:
Reformar apartamento alugado sem autorização pode gerar despejo
Entenda como aplicar o conceito temático na decoração de interiores
Deixe sua casa mais aconchegante com tons terrosos
Inspire-se com o charme dos cantinhos para refeições rápidas em cozinhas compactas
Abuse do xadrez: é claro que a estampa associada a essa festividade não pode ficar de fora da decoração. Para deixar um clima típico e ainda poder reutilizar o material, opte por tecidos em diferentes tamanhos para forrar mesas, cadeiras e bandejas. Além disso, pode utilizar pedaços do tecido para fazer guardanapos de pano e saquinhos de pipoca.
Não esqueça da palha: material sempre presente na festança junina, a palha pode ser utilizada em diferentes finalidades. Como por exemplo, os populares chapéus que podem ser transformados em cesta de alimentos para doces e embalados. Além disso, também podem servir para decorar uma parede dando um ar bem descontraído.
Fogueira artificial: não é porque a festa será dentro de casa que devemos abandonar a emblemática fogueira. No formato artificial fica um item de decoração chamativo, charmoso e fácil de fazer. Para isso, há alternativas entre utilizar papelão, EVA, ou até palitos de churrasco e o característico papel celofane; nas cores vermelho, laranja e amarelo. Manuseie o material escolhido para formar uma imitação de rolinhos de madeira, coloque-os um sobre o outro formando uma espécie de jogo da velha e deixe um espaço no meio onde irão os papéis e a luz. Depois de montada a estrutura, utilize cola quente para juntar tudo com maior segurança de que nada irá sair do lugar durante a festa. Espere a cola secar e comece a montar sua fogueira com os papéis, lembrando de deixar algumas pontinhas para fora, relembrando as lascas queimando, dando um efeito mais realista.
Por fim, para dar mais vida a sua fogueira coloque um bocal ou um abajur bem no centro da estrutura. A recomendação é utilizar abajures, pois são mais seguros, já que evitam o contato da lâmpada com o celofane. Porém, caso não tenha, procure deixar o papel afastado da lâmpada e preste atenção para que esses não se encostem.
Assim, com sua decoração montada, comidas deliciosas prontas e as vestimentas à caráter, sua festa junina está pronta! Prepare a quadrilha, reúna a família em uma chamada de vídeo e bom "arraiá”!