Com o dia na dia atarefado que a maioria das pessoas vivem, não é fácil encabeçar uma reforma. Principalmente se ela acontece em um dos ambientes mais essenciais ao bom funcionamento da casa: a cozinha. O processo, que pode demorar semanas, coloca a rotina de ponta cabeça. Existe alguma forma de evitar isso? De acordo com a arquiteta e youtuber, Gabi Aude, a resposta é sim.
Nem sempre mudar a aparência da cozinha precisa levar tempo e resultar em quebra-quebra. Especializada em projetos de faça-você-mesmo e dicas práticas, a arquiteta explica como fazer isso de maneira rápida, fácil e eficaz.
Em primeiro lugar, é essencial se planejar antes de começar qualquer projeto, seja grande ou pequeno. Reflita bastante sobre o estilo que você quer trazer ao ambiente, se você quer operar grandes mudanças, focar em um cantinho ou na cozinha toda. Também vale esperar ter todos os itens necessários para sua reforma comprados e guardados em casa antes de realmente bater o primeiro prego, evitando imprevistos logo no início que poderiam atrasar todo o processo.
Leia mais:
Reformar apartamento alugado sem autorização pode gerar despejo
Entenda como aplicar o conceito temático na decoração de interiores
Deixe sua casa mais aconchegante com tons terrosos
Inspire-se com o charme dos cantinhos para refeições rápidas em cozinhas compactas
"Em algumas ocasiões, a cozinha não precisa de grandes mudanças pra ganhar um novo estilo", aconselha a arquiteta. Portanto, no lugar de arregaçar as mangas e investir nos grandes projetos, considere as pequenas coisas. Fazer algo diferente na parede é um jeito fácil de causar um impacto grande e imediato, sem tanto trabalho assim.
Caso você não queira lançar mão da boa e velha pintura, preferindo algo diferente, pode investir em um papel de parede. Os adesivos que imitam ladrilhos hidráulicos, aplicados ao frontão, também são uma boa pedida.
As decorações de parede também são suas melhores amigas. No projeto acima, uma das intervenções de Gabi foi usar um quadro estilo de recados, de ferro, para pendurar prateleiras. Elas têm o formato de pequenos caixotes de feira e estão presas por tiras grossas de tecido – algo estiloso e fácil de fazer, que alia o combo beleza e função em um só. As pegboards tem efeito similar e também podem ser adaptadas às necessidades do morador.
Outra opção é investir em quadrinhos ou, ainda melhor, pratos na parede, criando um ambiente com detalhes únicos.
Não subestime louça, potes e utensílios bonitos. "Os utensílios não são mais o tipo de coisa que devemos deixar trancada no armário. Hoje eles servem para decorar – por exemplo, acabou aquela história de ter só panelas pretas. Panelas coloridas na bancada são um sucesso", recomenda. Coordenar os talheres de serviço, como a concha e os pegadores, e deixá-los expostos é uma boa maneira de mudar um pouco. Acima, o combo azul e branco se tornou o caminho para o sucesso, seguindo a mesma paleta de cores dos armários e revestimentos e expostos ordenadamente.
As plantinhas são um elemento coringa que cai bem em todos os espaços da casa. "Você pode fazer uma composição de vasos de chão de vários tamanhos, se houver espaço, ou então colocar vasos menores em prateleiras ou suspensos", aconselha Gabi.
Nos apartamentos com living integrado, a bancada acaba cumprindo um papel muito importante na cozinha. Sempre em destaque entre os ambientes, ela pode ser o pivô de todas as mudanças. Além de lançar mão de uma boa pintura em um tom ousado, você pode fazer uma parede de bricks especial – que na verdade, é de tijolinhos de isopor, e pode ser completa em uma só tarde.
Lançar mão de técnicas de obra seca ajuda a completar a mudança do decor. "Esse é um tipo de obra que não envolve muita sujeira e é rápida, principalmente por não envolver cimento preparado no local", conta Gabi. Um bom exemplo é a troca de luminárias, que tem o poder de transformar o ambiente. Não só colaboram para a criação de cenários de iluminação, como também dão novo estilo quando modelos statement são usados em cima de bancadas, por exemplo.
Além de novas pinturas, que podem ser executadas facilmente, é possível também mudar o piso. "Você pode optar pelo modelo vinílico, por exemplo, que pode ser colocado por cima do piso anterior", finaliza Gabi.