Casa e Decoração

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

13 nov 2024 às 17:19

Com a chegada do final do ano, os condomínios costumam se tornar mais movimentados, com moradores se preparando para festas, férias e confraternizações. Além de aumentar obras e serviços de manutenção tanto nas áreas comuns como nos apartamentos. 

Para evitar imprevistos e contratempos que podem surgir durante esse período, a síndica Clarice Sanches destaca a importância da organização e do planejamento, afirmando que é essencial realizar algumas manuteções mais pesadas do condomínio, pensar na disponibilização das áreas gourmets, na decoração de natal, entre outros pontos. 

Idealizadora da #chameAsíndica, Clarice pontua a necessidade de síndicos e moradores se unirem, entrarem em acordo e seguirem algumas dicas importantes. "Recomendo começar a se organizar pelo menos um ou dois meses antes." 

Para os gestores condominiais, ela recomenda que agendem com antecedência as manutenções preventivas em áreas comuns, como piscina e quadra esportiva, e mantenham os moradores sempre bem informados sobre as regras do condomínio, horários de funcionamento das áreas comuns e procedimentos de segurança. “Podem realizar reuniões para juntos definirem a decoração natalina, o sorteio para uso dos salões de festas ou abordarem o tema segurança”, exemplifica.

Escala de trabalho 


Ainda para os síndicos, um ponto fundamental é a gestão de escala de trabalho e férias dos funcionários. Com as equipes de limpeza e segurança também desejando aproveitar as festas, é vital organizar essas escalas com antecedência. "As férias devem ser discutidas em agosto ou setembro, garantindo que todos tenham sua vez e que o condomínio permaneça seguro e funcional", orienta Clarice.


Leia também:


Segurança também é obrigação dos moradores


Para evitar problemas nesse período do ano, a síndica enfatiza que é fundamental reforçar o controle de acesso, aumentar a vigilância e orientar os moradores sobre a importância de adotar medidas de segurança simples, como fechar portas e janelas ao sair. “Os moradores também precisam seguir algumas regras e orientações para o bem de todos."


Para ela, algumas medidas como avisar ao síndico quando for viajar, deixar a chave da casa com alguém de confiança e garantir que os registros de água e gás estejam fechados já são o suficiente para garantir que a integridade do condomínio seja mantida. 


Outro ponto importante é a comunicação constante, uma vez que a circulação de pessoas de fora, como parentes, amigos e convidados, aumenta significativamente nesse período, especialmente entre os dias 20 e 26 de dezembro. 


Síndicos, acrescenta ela, devem reforçar as regras de segurança, como não permitir a entrada de visitantes sem autorização e lembrar os moradores sobre os cuidados a serem tomados durante as festividades. A utilização de avisos em elevadores e reuniões de condomínio pode ajudar na disseminação dessas informações. 


"Um síndico não faz milagre sozinho e também não faz a segurança sozinho", afirma Clarice. Na sua avaliação, ter uma equipe bem treinada e informada também ajuda a garantir um ambiente seguro e agradável para todos.


Por fim, Clarice destaca que a colaboração mútua entre síndico e moradores é essencial para o bom andamento da rotina e para a convivência harmoniosa no condomínio. "Vamos aproveitar as festas de final de ano, mas com responsabilidade e respeito às normas que garantem a segurança e bem-estar de todos", finaliza.


Leia também:

Continue lendo