Em 2020, os lojistas terão de superar alguns desafios para vender mais no Dia das Crianças. O "novo normal” – classificação usada para descrever o período de reabertura da economia, com uma série de adaptações – pede por mudanças de hábitos e pela promoção de novas experiências aos consumidores, para que sua atenção – já debilitada pela pandemia – seja captada pelos comércios. Assim, apostar na inovação pode ser a chave para o sucesso.
O Dia das Crianças é, historicamente, uma data lucrativa para o comércio. Em 2019, as vendas cresceram 3,1% em relação a 2018 e também registraram o melhor desempenho do ano em relação às demais datas comemorativas, de acordo com dados da Serasa Experian e Boa Vista SCPC.
Com o cenário atípico de 2020, no entanto, a expectativa de alta em relação ao ano passado é baixa, mas ainda positiva, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). Como a data representa 35% das vendas de negócios relacionados a brinquedos no ano, é a oportunidade ideal para os micro e pequenos negócios do segmento poderem aumentar o faturamento este ano.
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Acontece que, com a mudança do presencial para o digital no processo das vendas, há alguns desafios que precisam ser enfrentados e vencidos, como maior concorrência no online, novos métodos de aquisição de atenção, estratégias de alcance e engajamento nas redes sociais e, claro, a melhora da experiência de compra e atendimento
ao consumidor.
O primeiro deles, a concorrência, é visto por conta do aumento de lojas virtuais desde que a pandemia começou. Em agosto, já eram mais de 1,3 milhão de e-commerces registrados no país, com um crescimento de 40,7% no acumulado dos últimos 12 meses em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com a 6ª edição do levantamento "Perfil do E-Commerce Brasileiro”, feita pela PayPal em parceria com a BigData Corp.
É nesta parte que as estratégias de aproximação com o cliente podem ser realizadas. O recomendado é que o empreendedor conheça seus consumidores e saiba quais ações geram mais engajamento quando feitas. Saber, por exemplo, qual a parcela do público com crianças em casa ou próximas, como pais, mães, tios, tias, padrinhos e madrinhas, é importante para essa data.
Para isso, é possível disponibilizar uma pesquisa para ter alguns dados mais aprofundados, como faixa etária, profissões, forma de pagamento preferencial, se tem filhos e animais de estimação, quais canais de atendimento são melhores para ele ou se gostaria de receber notificações e promoções personalizadas, por meio do API do WhatsApp Business. Além de ajudar a segmentar melhor as campanhas, essas informações poderão ser utilizadas em outros momentos também.
Outro ponto importante a ser colocado em prática é o atendimento personalizado e eficaz. Com ele, os consumidores terão suas dúvidas e problemas resolvidos com maior facilidade e de modo a manter a boa imagem da marca.