Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais cor, por favor!

Confira dicas para a escolha das cores para o projeto de decoração

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 fev 2019 às 15:31
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A escolha da cor que integrará o ambiente é um desafio importante, pois será um dos principais elementos que tornarão o projeto personalizado, oferecendo a sensação e energia desejada. Pensando nisso, a Telhanorte disponibilizou dicas para a identificação correta da cor que valorizará o espaço.


A localização, cenário e contexto do ambiente são aspectos que devem ser avaliados antes da escolha da tonalidade. "Um espaço de praia, por exemplo, sugiro a utilização de tons verde, azul e areia, que remetem à própria paisagem do litoral, promovendo a integração entre os elementos internos com os externos. É claro que existem tendências, que nos trazem inspirações. Porém, para quem tem a preocupação com o tempo passar e cair em desuso, ter inspiração do entorno, seja uma praia, um campo ou uma metrópole, com certeza criará um ambiente atemporal", destaca a arquiteta e projetista da Telhanorte Conceito, Bruna Caldana.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mais do que a escolha da cor, saber equilibrá-las é um desafio ainda maior, que requer criatividade para transmitir a sensação desejada. "Para equilibrar as cores é preciso elencar tons neutros como o cinza, o off white e harmonizá-los com tons vibrantes, como o living coral, eleito pela Pantone como a cor do ano, por exemplo. As cores transmitem sensações quentes e frias. Pensar nisso ajuda no equilíbrio do ambiente. As tonalidades derivadas do laranja, por exemplo, "aquece", confere aconchego e energia, e o cinza, por ser um tom frio, harmoniza o espaço", complementa a especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Passarela flutuante

Natal 2023: Árvore tecnológica é inaugurada no Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Integrado com personalidade

Projeto remodela décor com parte da estrutura já existente

Imagem de destaque
Viva Magenta

Confira quatro dicas para usar a cor de 2023 na decoração

Imagem de destaque
Plantas e flores

Decoração natural promove bem-estar e embeleza o ambiente


Outro ponto importante que deve ser analisado é em relação ao projeto de iluminação do ambiente. "É possível afirmar que as cores mudam de ‘comportamento’ de acordo com a iluminação. Trata-se do fato das lâmpadas brancas realçarem as tonalidades. A versão amarela, por sua vez, intensifica e aquece as cores, deixando-as mais vivas e com uma energia mais forte", reforça Caldana.

Por fim, é indicado ainda se inspirar nas ferramentas que os lojistas e fabricantes oferecem no momento da escolha ou pesquisa pela cor ideal para o projeto. "Uma dica é consultar vários mostruários, pois as cores variam muito dependendo da marca da tinta e da iluminação onde será aplicada, como destacado anteriormente. Nas lojas de Home Center, há espaços dedicados somente à categoria de tintas, com possibilidades de testes de aplicação e variações de acordo com a iluminação. Estes testes são referenciais interessantes que podem auxiliar o consumidor na escolha", finaliza a arquiteta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade