Que a área externa é um dos cantinhos mais refrescantes do lar, ninguém duvida! Seja para sentir um pouco do sol, se aproximar da natureza ou até para as horas de diversão, ela é um recanto de desconexão com a correria do cotidiano. Extremamente valorizada durante esse ano, que nos conectamos ainda mais com nosso lar, ela pede por cuidados especiais na hora de revestir – e engana-se quem pensa que isso vale apenas para o piso!
"É muito comum nos preocuparmos com os pisos de áreas externas, que devem ser resistentes e garantir segurança. Agora, muitas vezes a parede é esquecida, sem ganhar a atenção devida”, afirma Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica. A empresa elencou as diversas vantagens de levar o porcelanato, também, para as paredes de áreas externas. Confira!
Resistência redobrada
Segundo Luis Goeldner, Engenheiro de Materiais e Chefe do departamento de Assistência Técnica da mesma empresa, um porcelanato, quando aplicado em paredes de área externa, é capaz de torná-la mais resistente às intempéries, como a ação do sol, chuva e vento. "Por ser impermeável e não ser afetado pela luz, o porcelanato confere mais resistência à umidade”, explica. Ele também não sofre com desbotamento, mantendo seu visual intacto por anos.
Leia mais:
Como escolher o modelo certo para revestir o box do banheiro
Como facilitar o dia a dia e a manutenção de sua casa
Piso Vinílico: conforto e praticidade no dia a dia das residências
Obra limpa e conservada: Saiba como organizar e proteger os materiais durante todo o processo
Facilidade de limpeza
Outra vantagem é a pouca necessidade de manutenção e facilidade de limpeza do revestimento. "A frequência da limpeza vai depender muito do tipo de superfície do porcelanato escolhido. Produtos de cores mais claras vão necessitar de maior frequência de limpeza, pois a sujeira fica visível com mais facilidade, enquanto que produtos mais escuros exigem menor frequência de limpeza”, indica Goeldner.
Texturas lisas são mais fáceis de limpar, enquanto texturas rugosas exigem mais esforço. Mas, em todos os casos, a frequência de limpeza de paredes é bem menor do que a limpeza de pisos, já que a sujeira praticamente não se acumula em superfícies verticais. "Recomenda-se verificar a situação dos rejuntes uma vez ao ano, pelo menos, para ver se estão íntegros, e fazer os reparos necessários”, explica.
Custo benefício
Apesar de ser um investimento inicialmente maior do que optar por outras soluções, revestir as paredes de área externa com porcelanato rapidamente se mostra uma opção com ótimo custo benefício.
"Os valores de manutenção com o porcelanato são inferiores do que os necessários para outras soluções, assim, o custo inicial se paga ao longo do tempo”, explica Goeldner. A exemplo, uma pintura necessita ser refeita a cada três ou quatro anos, enquanto o porcelanato, por sua vez, pode resistir por uma vida inteira, sem necessidade de mudança.
Beleza e versatilidade
Além de toda a resistência do porcelanato e suas características como um material de alta tecnologia, a estética é outra enorme vantagem que ele oferece, possibilitando a criação de ambientes sofisticados.