O ambiente tem grande influência em tarefas do dia-a-dia. Com o home office, não é diferente. "Mesmo uma pessoa que não tem planta, se tiver um espaço com uma boa iluminação e ventilação, vai ter um espaço saudável", comenta Letícia Carvalho, arquiteta e paisagista de Londrina, referência em instalações de plantas e jardins. Se existem plantas saudáveis em um lugar, também existem pessoas saudáveis.
Ter plantas em casa pode ser muito útil para melhorar a relação com a nova rotina. Muito além da questão "mística" envolvida nas plantas, o cuidado e percepção de resultado são satisfatórios para o ser humano. Além disso, a questão de relembrar momentos felizes, lazer e paz pode ser levada em consideração na hora de escolher plantas para ambiente interno.
A paisagista diz que a lembrança conta muito para o bem-estar de cada um - ter uma planta que remeta à infância, um momento feliz e em geral, alegria e paz, ajuda a conseguir uma harmonização melhor entre a pessoa e o ambiente.
Leia mais:
Reformar apartamento alugado sem autorização pode gerar despejo
Entenda como aplicar o conceito temático na decoração de interiores
Deixe sua casa mais aconchegante com tons terrosos
Inspire-se com o charme dos cantinhos para refeições rápidas em cozinhas compactas
Além disso, Carvalho ressalta que ter apenas uma planta pode não surtir tanto efeito. Um lugar que reúna algumas espécies de plantas é o ideal. Prateleiras ou vasos em um canto reservado já são suficientes, lembrando que o local escolhido deve estar dentro do campo de visão do trabalhador durante o seu expediente.
Para quem tem medo de não conseguir cuidar das plantas, Carvalho indica o uso de vasos autoirrigáveis, perfeitos para manter a rotina de rega. Além disso, a arquiteta indicou plantas para ambientes internos:
1. Jiboias:
São ótimas para quem está começando a conhecer esse meio. Têm rega descomplicada (duas vezes por semana em épocas quentes, uma no inverno), aguentam o sol e a falta dele, por isso podem ser colocadas em ambientes internos ou externos.
2. Peperomias:
São plantas sem flores que gostam muito de água. Assim, a rega deve ser feita a cada dois dias ou no verão, todos os dias. A espécie não pode tomar sol e deve ficar em um lugar arejado com luz indireta.
3. Samambaias:
Podem ter folhas longas e precisam ser cultivadas em ambientes com luz indireta e pouco vento. A rega ideal é feita todos os dias com pouca água, pois essas plantas gostam de solo úmido.
4. Pleomele:
Conhecida ainda como Dracena reflexa, é a planta ideal para locais com ar-condicionado. Resistente ao ar frio e pouca iluminação, deve ser regada duas ou três vezes por semana, com direito a borrifadas de água nas folhas.
5. Espada-de-São Jorge:
É uma espécie forte que sobrevive em ambientes externos ou internos, gosta de umidade mas pode ficar por bastante tempo sem água. O ideal é regá-la sempre que a terra estiver seca ao toque.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.