Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Carros & Veículos

Saiba como cuidar dos bancos de couro de seu carro

Nicoli Suman - Estagiária*
24 jan 2020 às 16:24
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Além de dar um ar mais "luxuoso" para o carro, os bancos de couro levam vantagem na praticidade. São mais fáceis de limpar, confortáveis e elegantes. Mas para manter a boa conservação dos bancos de couro é preciso alguns cuidados, uma vez que a tintura da calça jeans e o suor podem fazer com que ele sofra como um banco de tecido. Confira dicas para cuidar dos bancos de couro:

1 - Cuidado com as manchas

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Diluir um pouco de detergente neutro em água pode ajudar a retirar manchas. Na maioria das vezes, essas manchas são causadas pelo acúmulo de poeira nos assentos. Uma esponja pode ajudar neste trabalho. Quando os bancos são de cores claras, a sujeira aparece mais. Nesses casos, pode ser usada uma esponja mais firme. Outra dica também é evitar consumir bebidas e comidas dentro do veículo. No caso de derrubar e causar manchas, é importante limpar o couro imediatamente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em janeiro

Homem abaixa as calças, mostra bumbum para radar e foto vai parar na multa

Imagem de destaque
Anote já!

Mecânico dá dicas para uma viagem segura no feriado de Páscoa: revisão do carro é fundamental

Imagem de destaque
Atenção

Vence nesta quarta a 3ª parcela do IPVA de veículos com finais de placa 5 e 6

Imagem de destaque
Atente-se para as datas

Terceira parcela do IPVA 2024 para veículos com final de placa 3 e 4 vence nesta terça


2 - Hidratação no couro

Publicidade


O excesso de exposição ao sol, ar condicionado e baixa umidade do ar podem danificar o couro, deixando-o ressecado e desbotado. Para evitar o problema, a hidratação dos bancos é indispensável. Existem produtos próprios para fazer a hidratação e também, estabelecimentos que fazem o trabalho, apesar do preço mais salgado. Os hidratantes próprio já possuem até função limpante. Os líquidos são mais indicados, pois penetram melhor no material. Lustra-móveis e produtos a base de silicone não são indicados, pois podem deixar o assento escorregadio e pegajoso. Se a grana estiver curta vale usar um hidratante de pele mesmo. Basta limpar os assentos, passar o hidratante e, depois de seco, lustrar com um pano seco.


3 - Evite fumar dentro do veículo

Publicidade


A nicotina presente na fumaça dos cigarros pode caudas manchas amareladas nos bancos dos carros. Apesar dos bancos não ficarem com o cheiro do cigarro, as cinzas podem ser um problema. Se caírem no banco, elas podem furar o material, neste caso não há nenhuma solução a não ser trocar o revestimento.


4 - Para evitar rachaduras

Publicidade


A variação de temperatura pode prejudicar o veículo, por isso é recomendável que o proprietário não deixe o carro exposto ao sol por muito tempo. Se o veículo estiver sempre exposto por essa variação, o couro expande e diminui de tamanho, o que causa as rachaduras. Aqui é importante aliar a dica da hidratação!


5 - Cuidado com a umidade


Após a limpeza, seja apenas com o detergente ou com um outro produto específico, é necessário deixar os bancos completamente secos. O acúmulo de produtos em excesso pode deixar o material pegajoso, manchado e o couro pode até mofar, se houver excesso de água.

(*Sob supervisão de Fernanda Circhia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade