Verão

Verão motiva as pessoas para atividades físicas

25 dez 2005 às 09:48

Um dos objetivos da equipe de trabalho da Paraná Esporte no projeto Viva o Verão é aproveitar o período de temporada em que as pessoas estão mais propícias às atividades físicas para incentivá-las a praticá-las o ano todo, "senão em academias, aproveitando os espaços públicos como praças e parques nas suas cidades", sugere o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.

Com esse foco, os profissionais e monitores da equipe Viva o Verão orientam as pessoas para que incluam a atividade física como uma rotina, quando retornarem para suas casas. "O trabalho físico não deve ser uma preocupação só no verão. É preciso incorporar isso no dia-a-dia. Se não for possível se exercitar durante uma hora diária, trabalhe meia hora ou menos, mas não deixem de se movimentar", aconselha o coordenador do projeto na Paraná Esporte, Mauro Cachel.


Segundo o coordenador da academia do Centro de Capacitação Esportiva do Paraná (CCE), José da Silva Nunes, "Professor Neto", também é possível melhorar a forma física readquirindo hábitos antigos, como tomar ônibus, deixando o carro em casa. "Bastaria fazer isso uma ou duas vezes por semana, e parando num ponto antes, ou mais, e caminhando até a casa ou ao local de trabalho", recomenda Neto.


Outra rotina simples citada por Nunes seria ao utilizar o elevador. "Não custa nada trocar um ou mais andares pelas escadas. São pequenas ações que, somadas todos os dias, aumentam a movimentação diária e trazem resultados favoráveis para as pessoas", incentiva José Nunes.


Avaliação médica - Outra recomendação da equipe técnica do Viva o Verão é fazer uma avaliação médica, incluindo exames do coração, para se ter segurança nos resultados, antes de se iniciar qualquer atividade física, seja na praia ou no local onde mora.

"A atividade física é saudável, só que deve ser orientada e dosada. É importante que a faça regularmente. Não adianta ser uma prática esporádica. Só assim os benefícios desejados serão alcançados", ensina o professor da Paraná Esporte.


Continue lendo