Os veranistas e moradores do litoral paranaense têm mais opções de lazer e cultura durante os meses de janeiro e fevereiro. A Secretaria do Meio Ambiente e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) lançaram nesta terça-feira (03) o projeto "Cinema e Teatro na Areia" em Antonina e Morretes. A idéia é discutir as questões ambientais aproveitando o espaço cultural durante a temporada de verão, oferecendo qualidade de vida e consciência ambiental.
O projeto que atende ainda as cidades de Matinhos, Caiobá, Guaratuba, e ao balneário de Shangri-lá leva informações sobre a importância da preservação ambiental, através de filmes e peças teatrais apresentadas na areia das praias e pontos turísticos das cidades litorâneas. O IPA montou um itinerário de peças e filmes que serão apresentados a cada semana em todos os balneários paranaenses.
A divulgação está sendo feita sem qualquer distribuição de papel ou folder, para evitar que vire lixo e polua o litoral. A divulgação está sendo feita de casa em casa pelos atores do projeto.
Em Morretes, a peça de estréia foi "Se o Homem é Bobo o Eco é Lógico". A autora, produtora e diretora Salete Cercal mostra com uma fábula ecológica a importância dos elementos água, fogo, ar e terra.