Em três semanas de fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros, os agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) abordaram 1.761 ônibus e vans dentro da operação Viva o Verão no litoral do Paraná. Desse total, 89 veículos receberam notificação por irregularidades. Segundo o DER, ainda não houve necessidade de apreensão dos veículos.
A quarta etapa dos trabalhos começa nesta sexta-feira (26). Os 45 agentes voltam a se concentrar nos postos das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual e terminais rodoviários, no caminho para as praias, em dias e horários alternados. As blitze na região acontecem até o dia 25 de fevereiro.
Segundo o secretário dos Transportes e diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, a operação já se repete há quatro temporadas, o que explica o baixo índice de autuações e a ausência de apreensões.
Tizzot revela que apenas empresas registradas no DER são autorizadas a realizar o transporte de passageiros entre os municípios paranaenses. O registro, segundo ele, garante a inspeção dos veículos, controle sobre a idade da frota, existência de equipamentos básicos de segurança, além do rigor quanto aos documentos, rotas e horários.
Denúncias – O DER mantém uma linha de telefone exclusiva para denúncias, reclamações e sugestões sobre os serviços de transporte intermunicipal de passageiros. O número é 0800 41 0158.
Além disso, a lista das empresas autorizadas a prestar esses serviços no Estado está disponível na Internet (www.pr.gov.br/der ou www.pr.gov.br/stc) ou pode ser solicitada via e-mail ([email protected]).